Importadas do site antigo

BM forma 163 sargentos para atuar no policiamento em diferentes regiões do RS

3 de agosto de 2018


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Novos sargentos capacitados para atuar no policiamento ostensivo em diferentes regiões do Rio Grande do Sul foram apresentados durante formatura no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (2). São 163 alunos-soldados que concluíram o curso técnico em Segurança Pública/Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento Auxiliar da Polícia Militar. No total, serão formados 407 em todo o estado. O governador José Ivo Sartori participou da cerimônia.

A importância de valorizar o esforço dos formandos em aprenderem os preceitos do juramento dos policiais militares – manutenção da ordem, policiamento para cumprir a lei e atendimento social – foram destacados pelo subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Eduardo Biancchi Rodrigues.

"Estamos formando sargentos de uma corporação que tem mais de 180 anos para funções de extrema importância e complexidade estrutural. A sociedade espera que sejamos profissionais capacitados, em quem se possa confiar, com apoio incondicional do Estado", afirmou.

"Um corpo qualificado de sargentos é meio caminho andado para que as diretrizes da corporação sejam seguidas. O Estado agradece a cada um dos brigadianos que está dando o seu melhor para honrar suas famílias e o Rio Grande", disse o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

A cerimônia de formatura teve percussão dos acordes da centenária banda de música da BM, com regência de Zonir Menezes. O homenageado foi o chefe de Estado Maior da BM, coronel Júlio César Rocha Lopes.

O sargento Diogo Monego Quarti de Oliveira, do Polo de Ensino Porto Alegre, que obteve a primeira colocação no curso (com média final de 9,8064), foi agraciado com a Medalha Coronel Massot, instituída em 15 de setembro de 2000. Os oradores da turma foram os sargentos Karine Gisele Konig, de Montenegro, e Gabriel Silva Borges, de Porto Alegre. A bandeira nacional foi conduzida pelo primeiro tenente Luis Carlos Goulart Moura e a bênção aos formandos concedida pelo capelão honorífico da BM, padre Alexandre Xaves.

Capacitação

O curso teve início em março deste ano e promove os alunos na carreira de nível médio da corporação. Cumprindo planejamento de 800 horas/aula, englobou conhecimentos específicos da atividade policial-militar, disciplinas de direito institucional; polícia ostensiva; técnicas de ensino; uso da arma de fogo; direito administrativo; direito penal e penal militar; direito processual penal militar; análise criminal; administração de logística, patrimônio e orçamento. A qualificação ocorreu na Escola de Formação e Especialização de Soldados, em Montenegro, e no Polo de Ensino, de Porto Alegre.

Texto: Letícia Bonato
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Os comentários estão desativados.