Geral
Juliana Bublitz / GaúchaZH

Centrais sindicais preveem atos em 150 municípios do RS em greve marcada para sexta-feira

13 de junho de 2019 Movimento expressa contrariedade à reforma da Previdência!


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

Líderes de centrais sindicais e movimentos sociais informaram, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (12), que estão previstos atos em 150 municípios do Rio Grande do Sul na próxima sexta-feira (14). Os sindicalistas prometem greve geral no Estado contra a proposta de reforma da Previdência, com a paralisação de serviços de transporte, atos públicos e acampamentos às margens de rodovias.

— Todas as centrais, movimentos rurais e urbanos e o movimento estudantil são contrários a essa reforma, que vai destruir as aposentadorias. Estamos unidos e temos o apoio de metalúrgicos, petroleiros, servidores municipais, estaduais e federais. O país vai parar — disse Érico Corrêa, dirigente da CSP-Conlutas.

Na coletiva, os líderes sindicais disseram esperar grande mobilização, com a participação de movimentos urbanos e rurais. Presidente da Central Única dos Trabalhadores no Estado (CUT-RS), Claudir Nespolo destacou o suporte de integrantes da Via Campesina, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag). Conforme Nespolo, grupos irão acampar às margens de rodovias federais. Ele não antecipou onde serão os pontos e se haverá interrupção de estradas.

Entre os 150 municípios onde há atos programados, estão Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Rosa, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Ijuí, Rio Grande, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Uruguaiana, Viamão, Cachoeirinha e Gramado. Em Porto Alegre, o ponto de encontro será na Esquina Democrática, a partir das 17h.

— Sexta-feira é dia de as pessoas ficarem em casa e dos pais não mandarem os filhos para a escola — concluiu Cícero Pereira, da União Geral dos Trabalhadores (UGT) no Estado.

*GaúchaZH

Deixe seu comentário