Geral
Governador do Estado e diversas autoridades prestigiaram o ato simbólico. Foto: Maira Kempf.

Chiapetta sediou a Abertura Oficial da Colheita do Milho no Estado

7 de fevereiro de 2020 Governador do Rio Grande do Sul esteve em Chiapetta, prestigiando o evento!


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
A 9ª Abertura da Colheita do Milho no Estado do Rio Grande do Sul aconteceu nesta sexta-feira, 07, na sede da Chiapeta Empresa Agrícola, localidade Monte Alvão, em Chiapetta. O evento é organizado anualmente pela Associação dos Produtores de Milho do RS (Abramilho), Associação dos produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho) e parceiros.

Governador falou à rádio Querência sobre importância do evento. Foto: Maira Kempf

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou do ato oficial e, em entrevista à Rádio Querência, destacou que o evento, simbólico, demonstra a importância do cereal para o Estado. “Celebramos mais uma colheita do milho, as celebrações ocorrem para demonstrar que sobrevivemos, e apesar das dificuldades, temos muito a comemorar e incentivar os agricultores”, disse.

Na oportunidade, o chefe do Executivo Gaúcho assinou o decreto que cria o Programa de Incentivo à Produção de Milho no Rio Grande do Sul (Pró-Milho/RS). “Nossa intenção é incentivar e estimular a produção de milho no Estado, tão importante em toda a cadeia produtiva. Queremos colocar em destaque a produção do campo do Rio Grande do Sul”, afirmou.
Ricardo Menegethi, Presidente da Apromilho, ressaltou a importância do evento e do decreto, pois, segundo ele, a cada ano, a área destinada ao cultivo do milho no Estado é menor e muito disso ocorre pela falta de valorização do produto e de políticas públicas para a área.
Nesta safra, o Rio Grande do Sul cultiva em torno de 777 mil hectares de milho, o que deve representar em torno de 4 milhões de toneladas do cereal. O volume, apesar de expressivo, é muito abaixo do necessário para tornar o Estado autossuficiente. A demanda do Estado hoje é superior a 6 milhões de toneladas.

O chefe do Executivo Gaúcho assinou o decreto que cria o Programa de Incentivo à Produção de Milho no Rio Grande do Sul (Pró-Milho/RS). Foto: Maira Kempf

A região Noroeste é considerada a principal produtora média de milho no Rio Grande do Sul. Chiapetta, que sediou o evento, produz cerca de 3.400 hectares de milho, de acordo com dados da EMATER.

Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ernani Polo, prestigiou o ato oficial. Foto: Maira Kempf

Confira outras informações e a entrevista com o Governador no Instagram da Rádio Querência. 

 

Os comentários estão desativados.

error: Conteúdo protegido !!!