Geral

Clóvis de Barros Filho ministra palestra para educadores do Programa A União Faz a Vida

17 de julho de 2019 emática “A vida que vale a pena ser vivida”,


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

Cerca de 300 profissionais da área da educação participaram nesta terça-feira, 16, da 6ª edição do Fórum de Educação do Programa A União Faz a Vida, iniciativa desenvolvida pela Sicredi das Culturas RS/MG nos municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Chiapetta, Coronel Barros, Coronel Bicaco e Jóia. Com a temática “A vida que vale a pena ser vivida”, a palestra principal do evento foi ministrada pelo professor Doutor e Livre Docente da Escola de Comunicações e Artes da USP, Clóvis de Barros Filho.

            Entre experiências e histórias compartilhadas, o professor, que tem mais de 30 anos de vida acadêmica, destacou o valor do trabalho e dentro deste contexto, a importância da atuação do professor ao proporcionar aos alunos que façam descobertas. “O professor entende melhor do que ninguém que trabalhar é proporcionar algo de bom para alguém. O valor do trabalho não está naquilo que recebemos, mas naquilo que proporcionamos ao outro e o professor proporciona mais do que recebe e este é o grande valor da sua vida profissional”, comenta Barros Filho, destacando ainda a importância da educação para a liberdade e para a emancipação.

            O Sicredi, como forma de atuação, valoriza e apoia o desenvolvimento das comunidades onde atua, realizando ações de impacto social. Entre elas o Programa A União Faz a Vida, iniciativa que promove a cooperação e a cidadania por meio de práticas de educação cooperativa desenvolvidas nas escolas da região. “As palavras de Barros Filho durante sua palestra, além de gerar reflexões para o contexto pessoal e profissional de todos os participantes, também vieram para reforçar e ratificar aquilo que estamos desenvolvendo através da metodologia do Programa, no qual o aluno é protagonista da sua aprendizagem, é capaz de fazer escolhas e incentivado a fazer descobertas”, destaca o presidente da Sicredi das Culturas RS/MG, Antenor José Vione.

            O 6º Fórum de Educação envolveu coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores de escolas, professores, monitores, coordenadores locais e secretários de educação que atuam junto ao Programa A União Faz a Vida nas 26 escolas em que a iniciativa é desenvolvida. No período da tarde, os educadores inscritos participaram de atividades práticas voltadas à educação infantil, anos iniciais e anos finais que envolveram temas como tecnologia, interdisciplinaridade e novas alternativas aos métodos de ensino. Estas oficinas foram desenvolvidas por profissionais do Setor de Extensão da UCEFF, instituição de ensino superior de Itapiranga/SC.

Os comentários estão desativados.

error: Conteúdo protegido !!!