Geral

Crissiumal e outros dois municípios no RS decretaram turno único

11 de outubro de 2016


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Pelo menos três municípios do Rio Grande do Sul adotaram turno único em função da crise. Segundo a Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, um dos principais motivos para a queda na arrecadação é o atraso dos repasses do Piratini na área da saúde.
 
Conforme levantamento realizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) a pedido da Famurs, o Estado possui dívida de R$ 277 milhões em atraso com as prefeituras desde 2014.
 
Programas que envolvem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), equipes de saúde da família e programa Primeira Infância Melhor (PIM) são os mais afetados. Todos os programas são executados e pagos pelas prefeituras. Entretanto, os municípios não estão recebendo em dia os valores da contrapartida do Estado.
 
A prefeitura de Crissiumal começou o turno único no dia 03 de outubro e deve se estender até o mês de março de 2017. O centro administrativo está atendendo das 7h às 13 horas.
 
A prefeitura de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, irá cortar cerca de 200 estagiários e 50% dos 85 cargos de confiança (CCs) até a próxima semana.  Outra definição importante, segundo o prefeito Airton Artus, é a adoção do turno único, que vai das 7h30 até 13h30.
 
No Vale do Taquari, a prefeitura de Lajeado desde ontem adota o turno único. Um dos motivos é a necessidade de disponibilizar caixa para que o novo gestor possa quitar com as obrigações do primeiro ano de mandato.
 
De acordo com um estudo da Famurs, nove em cada dez prefeituras do Rio Grande do Sul estão fazendo economia para fechar as contas no final de 2016. As principais ações adotadas pelos municípios são a adoção de turno único, restrição de cursos e viagens, corte de CCs e horas extras, além de redução de serviços.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

Postado Por: Ed Júnior

Os comentários estão desativados.

error: Conteúdo protegido !!!