Geral

Exame aponta Dengue para caso suspeito de Zika em Santo Augusto

6 de janeiro de 2016


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Na última quarta-feira, 30, chegou do Pará o resultado do exame do jovem que no mês de dezembro apresentou sintomas de Zika vírus em Santo Augusto. Ele é oriundo de Barra do Garças (MT) e estava passeando no município, quando apresentou os sintomas característicos da doença.

De acordo com o Secretário municipal da Saúde, Diordi Calgaro, o resultado deu negativo para Zika, mas positivo para dengue, portanto um caso importado. 

Além deste, outros dois jovens de Nova Ramada internaram no Hospital Bom Pastor no dia 17 de dezembro com sintomas de dengue. As amostras foram encaminhadas para o laboratório, e os resultados foram inconclusivos, desse modo, novas coletas foram feitas e encaminhadas para uma nova análise. Ambos receberam alta hospitalar e passam bem. 

Nos últimos dias, não ocorreu nenhum registro de pacientes com sintomas de dengue ou Zika no município. 

 

Dengue – O que está sendo feito? 

Segundo o Secretário Calgaro, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) com sede em Ijuí ordenou que fosse realizado um sorteio entre todos os bairros de Santo Augusto, e os sorteados serão visitados pelos agentes endêmicos, onde estes vão coletar novas amostras para saber qual é o índice de infestação para o Aedes Aegypti, a partir dos resultados, um novo Dia D será organizado. 

Atualmente, Santo Augusto está com Índice de infestação para o Aedes em 3,3%, o tolerável é 1%. O mosquito, além da Dengue, transmite também a Febre Chikungunya, Vírus Zika e Microcefalia. 

 

Dpto. Jornalismo RQ
Postado Por: Maira Kempf

Os comentários estão desativados.

error: Conteúdo protegido !!!