Histórico

Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

Rádio Querência

 

Os primeiros passos para iniciar as atividades de uma emissora de rádio em Santo Augusto são mais antigos do que se possa imaginar, pois existem documentos que relatam diversas associações criadas com esse intuito.

Entre elas, uma reportagem de jornal do dia 02 de março de 1979 com a seguinte manchete “Santo Augusto no Ar!”.  A matéria informava sobre a possível instalação de uma emissora no município, e que há mais de cinco anos estavam em andamento processos de instalação de uma rádio na cidade.

Já em 1987 mais uma vez deu-se abertura de Concorrência Pública e oito grupos participaram com interesse na implantação da tão esperada rádio.

Decorridos os trâmites legais, finalmente em 6 de janeiro de 1988, era publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 95.584 de  05/01/1988, onde o Ministério das Comunicações concedia Licença de Concessão ao grupo vencedor – Rádio Querência de Santo Augusto Ltda. – para a instalação de uma emissora de Ondas Médias na cidade de Santo Augusto na frequência de 1540 KHZ com 1.000 Watts de Potência.

O grupo formado por Pedro Valmor Marodin, Almir Antônio Santi, Gilberto Elias Goergen e José Sperotto, contava com apoio do Deputado Osvaldo Bender, que auxiliava os mesmos nos trâmites da concorrência junto ao Ministério das Comunicações em Brasília.

A nova emissora recebeu o Prefixo ZYK 367. A partir da publicação, iniciou-se a busca e aquisição de prédio, equipamentos, terreno para a antena e pessoal especializado para colocar a rádio no ar. Os fatos geraram empolgação na comunidade que ansiava por esse meio de comunicação, inaugurado no dia 11 de setembro de 1988, em um prédio próximo ao CTG Pompílio Silva. Desde então, vem conquistando audiência, apostando na credibilidade, profissionais experientes e equipamentos de ponta. Servindo, entretendo e informando Santo Augusto e região.

Em abril de 2019 a emissora concluiu o processo de migração, passando a operar na FM 89.7 com 10 mil watts de potência, abrangendo inúmeros municípios do Rio Grande do Sul, além de todo o mundo através do portal www.querenciaonline.com – primeiro portal de notícias de Santo Augusto.

 

Projetos

A Rádio Querência se destaca em Santo Augusto e região pela forma ética com que atua.

Além de entreter e informar, conta histórias de pessoas de Santo Augusto, valorizando nossa terra e quem nela vive através da Unidade Móvel, que diariamente, entre 09h30min e 10 horas visita a casa de um ouvinte entregando prêmios e aproximando a comunidade do veículo rádio.

Muitas histórias emocionantes já foram levadas ao ar através dos microfones da Rádio Querência, entre encontros e reencontros, há sempre muita diversão e alegria.

A emissora também aposta na valorização da educação e cultura através dos projetos Rádio Querência em Minha Escola e Gaitaço.

Surgido em 2007, o projeto Rádio Querência em Minha Escola visa à interação entre alunos, professores e meio de comunicação, bem como contribuir com a circulação de ideias, auxiliando para o desenvolvimento pessoal de cada participante e ainda, evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores os trabalhos desenvolvidos nos educandários. O projeto é executado mediante cronograma estabelecido com as escolas, e vai ao ar ao vivo, por duas horas, direto dos educandários.

Ressalta-se que o referido projeto foi destaque por dois anos consecutivos na revista da Associação Gaúcha de Rádio e Televisão (AGERT).

O Gaitaço é projeto criado em 2010 e desenvolvido desde então pela equipe da emissora durante a Semana Farroupilha. O objetivo é valorizar as tradições gaúchas – marca da Rádio Querência – reunindo gaiteiros, violeiros, cantores, declamadores e apreciadores da cultura gaúcha nos estabelecimentos comerciais apoiadores do projeto.

O Gaitaço da Rádio Querência muda à cara da Semana Farroupilha de Santo Augusto, proporcionando um espaço no horário nobre do rádio para que os apreciadores da cultura gaúcha possam mostrar o seu talento e a comunidade em geral possa participar das festividades da semana.

Veja também

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS

OBITUÁRIO Ver todos

BOLSA DE EMPREGOS
Ver todos
error: Conteúdo protegido !!!