Início Notícia Voltar

Servidores do IFFar farão paralisação nesta sexta

13/06/2019 09:10 por kempf.maira


CapaNoticia

  Em Assembleia Geral da categoria, os servidores do Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto deliberaram por participar da Greve Geral nesta sexta-feira, dia 14 de junho. A greve geral é contra a reforma da previdência; corte de verbas para a educação; revogação da Emenda Constitucional nº 95 que impinge grave congelamento nos investimentos por 20 anos, por mais empregos, e alertando para a ausência de revisão geral e anual das tabelas de plano de carreira dos servidores em educação. Segundo nota divulgada, serão asseguradas as seguintes atividades: - Coordenação de Produção (Manejo animal); - Coordenação de Assistência Estudantil (das 7:30 às 14:00 h); - Coordenação de Registros Acadêmicos (das 7:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:15 h). Quanto às aulas depende da adesão dos professores a paralisação. Abaixo, a nota na íntegra:
NOTA PÚBLICA SINASEFE SEÇÃO SINDICAL DE SANTO AUGUSTO   Santo Augusto, 11 de junho de 2019.   O SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - SINASEFE, entidade sindical representativa dos servidores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, através de sua Seção Sindical Santo Augusto, comunica que na assembleia geral da categoria realizada terça-feira, dia 11 de junho, e na 159ª Plenária Nacional da Entidade, a categoria deliberou por participar da Greve Geral no próximo dia 14 de junho deste ano. A greve geral é contra a reforma da previdência; corte de verbas para a educação; revogação da Emenda Constitucional nº 95 que impinge grave congelamento nos investimentos por 20 anos, por mais empregos, e alertando para a ausência de revisão geral e anual das tabelas de plano de carreira dos servidores em educação. Importante registrar que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 006/2019, conhecida como Reforma da Previdência, tem como objetivo destruir a aposentadoria do povo brasileiro, em especial dos servidores públicos. Em sua proposta, a PEC:
  • acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição e institui a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres;
  • estabelece 40 anos de contribuição, aumenta o tempo mínimo no RGPS de 15 para 20 anos e altera regras especiais para os rurais e professores.
  • prevê a instituição da capitalização, sistema que gera insegurança e deixa desprotegidos os trabalhadores de mais baixa renda, e entrega seus ganhos ao sistema financeiro. Esses trabalhadores não poderão mais contar com o sistema de repartição, em que governo, empresa e trabalhador contribuem de forma solidária.
  • as mulheres, trabalhadores em condições especiais e aqueles que adquirem doenças e incapacidades, serão os mais atingidos.
  • ataca direitos dos já aposentados e pensionistas, mediante criação de alíquota extraordinária.
Nada obstante, o Governo Federal anunciou corte de verbas para a educação. As Instituições estimam recursos para atuarem somente até aproximadamente o mês de setembro. Assim, a mobilização dos servidores é justamente a luta pela preservação deste Instituto Federal, para que tenha continuidade nos reconhecidos serviços prestados para a sociedade, bem como manutenção dos direitos dos servidores e demais trabalhadores. Por fim, o Sindicato esclarece que haverá a reposição do período de greve, após acerto a ser feito com a Direção Geral, conforme sempre ocorreu entre essa Entidade Sindical e o Instituto Federal. Atenciosamente, Janice Pinheiro Boeira Lidiane Cristine Walter Marcos Cezar Wollmann Santos Coordenadores Gerais



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5