Rádio Querência

Governo de SC alerta sobre pacotes com sementes recebidos da China

Alerta: um brinde perigoso!
Governo de SC alerta sobre pacotes com sementes recebidos da China
Foto: Gabriel Zapella

 

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina - Cidasc alerta à população, especialmente produtores rurais, sobre pacotes de sementes  recebidos pelos correios, provenientes da China. 

Estas sementes, não solicitadas, estão sendo endereçadas à cidadãos comuns, em pequenos pacotes atrelados à compra realizada, como se fossem um brinde. Em alguns casos, até mesmo pessoas que não tenham solicitado qualquer mercadoria daquele País recebem estas embalagens. O conteúdo destes pacotes são sementes de diferentes espécies vegetais não identificadas.

Tais pacotes, não vem corretamente identificados, alguns  inclusive, descrevendo o conteúdo como “jóias”, mas que contêm as sementes. Além disto, as embalagens possuem ainda identificação, supostamente, com caracteres chineses.

A orientação da Cidasc é para que, caso o cidadão não tenha feito nenhuma compra, mas tenha recebido um pacote suspeito não abra, não semeie e não jogue no lixo. Leve-o até um escritório da Cidasc ou do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, mais próximo para que sejam recolhidas. Também está disponível para contato os telefones 0800-644-6510 ou (48) 3665 7300 (WhatsApp), do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal do estado, onde a pessoa poderá solicitar orientações adequadas.

Apesar de parecerem inofensivas, estas sementes clandestinas podem estar contaminadas e disseminar pragas e doenças e, assim, causarem sérios prejuízos econômicos e danos do ponto de vista da defesa sanitária vegetal, tal como vivenciamos atualmente com a pandemia por Covid-19.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, órgão que fiscaliza a entrada de material de multiplicação vegetal sem importação autorizada no Brasil, também já fez um alerta aos  cidadãos para que tenham cuidado e não abram pacotes e encomendas que chegarem às suas residências, sem conhecimento. 

De acordo com a legislação brasileira, todo material de multiplicação vegetal, é considerado semente ou muda e a importação de qualquer quantidade destes produtos deve ter autorização do MAPA, mediante solicitação do interessado pela compra.

Em Santa Catarina, a Cidasc é o órgão estadual responsável pela Defesa sanitária vegetal e que através de um trabalho estratégico e sistemático de monitoramento, vigilância, inspeção e fiscalização da produção e do comércio de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal veiculadores de pragas, protege o patrimônio agrícola e garante a sólida condição sócio-econômica do Estado de Santa Catarina. 

Risco da utilização de sementes ilegais

– Plantas Daninhas: introdução de alguma espécie  vegetal sem ocorrência no Brasil, o que pode dificultar o controle da mesma e/ou aumentar o uso de agrotóxicos, afetando a produtividade agrícola e pecuária, além dos riscos ao ambiente.

– Insetos: sementes podem ser disseminadoras de insetos praga, comprometendo a produtividade de lavouras e aumentando o custo produção.

– Fungos, Bactérias e Vírus: sementes sem procedência podem vir contaminadas e tornam-se vetores de grandes epidemias de doenças no campo e, consequentemente, a perda de produtividade e o aumento do custo da produção.

Primeiro relato em Santa Catarina

O primeiro caso de recebimento deste tipo de embalagem no estado de Santa Catarina foi registrado em Jaraguá do Sul. A pessoa realizou a compra de um objeto de decoração através da internet e ao receber a encomenda, recebeu também outro pacote contendo duas embalagens com as sementes clandestinas.

Já ciente desta ação em outros países, o cidadão procurou a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural – SAR, que, por sua vez, acionou a Cidasc para realizar o recolhimento das referidas sementes e o encaminhamento das mesmas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. 

Pelo Mundo

Vários países da União Européia e também os Estados Unidos da América já registraram os recebimentos de pacotes de sementes não solicitados provenientes de países asiáticos.

Ainda não há evidências de quando começaram os envios tampouco o volume de encomendas já distribuídas.

Em julho, agricultores dos EUA relataram o recebimento de embalagens de sementes não solicitados vindos da China. “Neste momento não temos informações suficientes para saber se isso é uma farsa, brincadeira, fraude ou ato de bioterrorismo agrícola”, declarou o comissário da Agricultura do estado do Kentucky(EUA), Ryan Quarles. 

As autoridades dos EUA dizem que existe a possibilidade de vendedores chineses estarem usando dados e endereços de consumidores americanos que efetuam compras pela internet para fazer vendas falsas, e assim, aumentar a classificação positiva dos seus produtos em sites de compra e venda.

O Ministério de Agricultura de Portugal, também emitiu um alerta  sobre os sérios riscos que estas embalagens com sementes, provenientes de países Asiáticos, podem acarretar do ponto de vista da sanidade vegetal, pela possibilidade de veicularem pragas e doenças ou ainda pelo perigo de se tratarem de espécies nocivas ou invasoras.

Fonte: CIDASC

M

Autor

Maira Kempf

Em: 15/09/2020, 05:33

Mais lidas
Médica natural de São Martinho auxilia em parto na porta de hospital em Uruguaiana
Médica natural de São Martinho auxilia em parto na porta de hospital em Uruguaiana

A médica Ana Elisa Hartmann, natural de São Martinho, foi fundamental para garantir que o nascimento ocorresse com segurança, mesmo antes da gestante conseguir entrar na maternidade.

AME+ conquista sede própria em Santo Augusto e projeta ampliação de ações
AME+ conquista sede própria em Santo Augusto e projeta ampliação de ações

Novo espaço será utilizado para projetos terapêuticos, oficinas e musicoterapia; entidade reforça pedido de apoio da comunidade

CTG Pompílio Silva comemora sucesso do 43º Rodeio Crioulo e público recorde
CTG Pompílio Silva comemora sucesso do 43º Rodeio Crioulo e público recorde

Os shows, entre eles o de Mano Lima, lotaram o pavilhão principal, que tem espaço para três mil pessoas, além de movimentarem a Estância de Rodeios.

Prefeitura de Sede Nova entrega casas reconstruídas a famílias atingidas pelo ciclone
Prefeitura de Sede Nova entrega casas reconstruídas a famílias atingidas pelo ciclone

Residências de Cionara Klein e Valdemar Lopes foram destruídas no desastre de julho de 2023 e reconstruídas com recursos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em parceria com o Município

Grupo de Oração São Francisco de Assis vai celebrar 12 anos com Tarde de Louvor em Santo Augusto
Grupo de Oração São Francisco de Assis vai celebrar 12 anos com Tarde de Louvor em Santo Augusto

Programação especial acontece no dia 28 de fevereiro, na Capela São Francisco, com pregação do Côn. Jocemar Fontana e animação do Ministério Anjo Guardião, de Ijuí.

Anuncie aqui
Últimas notícias
Ernani Polo retira pré-candidatura ao Governo do RS
Ernani Polo retira pré-candidatura ao Governo do RS

O recuo foi motivado por questões internas da sigla

Rio Grande do Sul terá março de transição com calor e enfraquecimento do La Niña
Rio Grande do Sul terá março de transição com calor e enfraquecimento do La Niña

Ganrorra térmica deve marcar os dias de Março em nosso estado.

Humorista Marquito apresenta melhora e já respira sem auxílio de aparelhos
Humorista Marquito apresenta melhora e já respira sem auxílio de aparelhos

No entanto, equipe médica ainda mantem o quadro clínico como grave.

Definidos os confrontos das semifinais da 4ª Copa Querência/Sicoob de Bocha
Definidos os confrontos das semifinais da 4ª Copa Querência/Sicoob de Bocha

Jogos de ida ocorrem nesta quarta-feira em Santo Antônio, com mando da Aesa, e sexta-feira, dia 6 na Cancha Tamiosso

Nova ponte sobre o Rio Turvo é inaugurada e fortalece ligação entre Campo Novo e Braga
Nova ponte sobre o Rio Turvo é inaugurada e fortalece ligação entre Campo Novo e Braga

Obra entregue pela Administração Municipal com a presença do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza impulsiona a segurança, a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região