Rádio Querência

Dois envelopes com sementes misteriosas recebidos no RS estão sob análise

Pacotes foram entregues em Lajeado e Novo Hamburgo; recomendação é de que, em caso de recebimento, material não seja manuseado
Dois envelopes com sementes misteriosas recebidos no RS estão sob análise
Amostra de envelope contendo sementes coletada pelo Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul Superintendência do Ministério da Agricultura no RS / Divulgação

 


O Rio Grande do Sul também está na rota das entregas de envelopes misteriosos contendo sementes não identificadas, entregues junto com alguma encomenda do Exterior ou ainda de forma "espontânea". Conforme Jairo Carbonari, chefe do Departamento de Defesa Agropecuária da superintendência regional do Ministério da Agricultura, o primeiro caso foi recebido há cerca de um mês. O segundo, mais recentemente. Ambos foram encaminhados para análise laboratorial, em unidade do órgão federal em Goiás que faz avaliação específica desse tipo de amostra:

— É feita a  identificação da espécie, do que é a semente, e uma varredura de todos os tipos de organismos que podem estar presentes, como fungos, insetos, plantas daninhas.

O caso ganhou repercussão na semana passada, quando um morador de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, marcou a Secretaria de Agricultura daquele Estado em postagem feita em uma rede social, com fotos do pacote por ele recebido. O material foi igualmente coletado e enviado para exame. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc) decidiu emitir um alerta. Ação que foi repetida em território gaúcho.

No mês passado, o Ministério da Agricultura também tinha feito um aviso, a partir de casos semelhantes que estavam sob investigação nos Estados Unidos. Os envelopes contendendo etiqueta com caracteres têm chegado junto "de brinde" com encomendas feitas ou até mesmo por quem não fez solicitação alguma. Uma das suspeitas é de que seria uma estratégia para deixar o país de origem bem posicionado em rankings de e-commerce.

O fato de serem sementes, no entanto, acende um alerta para monitoramento. A importação desse tipo de produto tem de ser autorizada pelo Ministério da Agricultura e, antes do ingresso e da liberação, passa por um diagnóstico fitossanitário.

— Nosso foco é em relação a detectar possíveis organismos, se tem alguma praga, e identificar a espécie — reforça Carbonari.

Um dos riscos seria justamente o ingresso de patógenos desconhecidos, não presentes no território brasileiro e que possam vir a comprometer a produção local. Por isso, a principal orientação é de que, em caso de recebimento desse tipo de embalagem, procure-se auxílio nas inspetorias veterinárias do Estado ou em unidades da Emater, para que a análise possa ser feita:

— É importante que a pessoa que recebeu não abra, não manuseie o material e faça contato.  

Fonte: GaúchaZH

M

Autor

Maira Kempf

Em: 17/09/2020, 13:37

Mais lidas
Médica natural de São Martinho auxilia em parto na porta de hospital em Uruguaiana
Médica natural de São Martinho auxilia em parto na porta de hospital em Uruguaiana

A médica Ana Elisa Hartmann, natural de São Martinho, foi fundamental para garantir que o nascimento ocorresse com segurança, mesmo antes da gestante conseguir entrar na maternidade.

AME+ conquista sede própria em Santo Augusto e projeta ampliação de ações
AME+ conquista sede própria em Santo Augusto e projeta ampliação de ações

Novo espaço será utilizado para projetos terapêuticos, oficinas e musicoterapia; entidade reforça pedido de apoio da comunidade

CTG Pompílio Silva comemora sucesso do 43º Rodeio Crioulo e público recorde
CTG Pompílio Silva comemora sucesso do 43º Rodeio Crioulo e público recorde

Os shows, entre eles o de Mano Lima, lotaram o pavilhão principal, que tem espaço para três mil pessoas, além de movimentarem a Estância de Rodeios.

Prefeitura de Sede Nova entrega casas reconstruídas a famílias atingidas pelo ciclone
Prefeitura de Sede Nova entrega casas reconstruídas a famílias atingidas pelo ciclone

Residências de Cionara Klein e Valdemar Lopes foram destruídas no desastre de julho de 2023 e reconstruídas com recursos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em parceria com o Município

Grupo de Oração São Francisco de Assis vai celebrar 12 anos com Tarde de Louvor em Santo Augusto
Grupo de Oração São Francisco de Assis vai celebrar 12 anos com Tarde de Louvor em Santo Augusto

Programação especial acontece no dia 28 de fevereiro, na Capela São Francisco, com pregação do Côn. Jocemar Fontana e animação do Ministério Anjo Guardião, de Ijuí.

Anuncie aqui
Últimas notícias
Ernani Polo retira pré-candidatura ao Governo do RS
Ernani Polo retira pré-candidatura ao Governo do RS

O recuo foi motivado por questões internas da sigla

Rio Grande do Sul terá março de transição com calor e enfraquecimento do La Niña
Rio Grande do Sul terá março de transição com calor e enfraquecimento do La Niña

Ganrorra térmica deve marcar os dias de Março em nosso estado.

Humorista Marquito apresenta melhora e já respira sem auxílio de aparelhos
Humorista Marquito apresenta melhora e já respira sem auxílio de aparelhos

No entanto, equipe médica ainda mantem o quadro clínico como grave.

Definidos os confrontos das semifinais da 4ª Copa Querência/Sicoob de Bocha
Definidos os confrontos das semifinais da 4ª Copa Querência/Sicoob de Bocha

Jogos de ida ocorrem nesta quarta-feira em Santo Antônio, com mando da Aesa, e sexta-feira, dia 6 na Cancha Tamiosso

Nova ponte sobre o Rio Turvo é inaugurada e fortalece ligação entre Campo Novo e Braga
Nova ponte sobre o Rio Turvo é inaugurada e fortalece ligação entre Campo Novo e Braga

Obra entregue pela Administração Municipal com a presença do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza impulsiona a segurança, a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região

Dois envelopes com sementes misteriosas recebidos no RS estão sob análise | Rádio Querência