Início Notícia Voltar

Mais de 180 crianças ainda precisam ser imunizadas contra a Poliomielite em Santo Augusto

Campanha termina na sexta-feira, 30.

27/10/2020 15:19 por Maira Kempf


CapaNoticia

Divulgação


 

Prevista para terminar na próxima sexta-feira, 30, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite registra 68,19% de cobertura em Santo Augusto.  Os dados foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira, 27. 

Todas as crianças de até 5 anos precisam atualizar a caderneta de vacinação ou receber uma dose extra. A meta é atingir, ao menos, 95% do público-alvo, estimado em 679 crianças no município. Até o momento, foram aplicadas 463 doses, ou seja, 183 crianças ainda precisam ser imunizadas.

O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa-etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada). Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, haverá a atualização.

Os pais e/ou responsáveis por essas crianças devem procurar as Unidades Básicas de Saúde.

No Rio Grande do Sul, a cobertura vacinal é de 48,2%.  Em todo o Brasil, cerca de 7 milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra a paralisia infantil.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Atualidades RQ

Ouça aqui

91.5 FM

Recanto da Saudade
89.7
91.5