Início Notícia Voltar

Entrevista: “Não é agradável, mas é necessário” diz Secretário Estadual sobre municipalização das séries iniciais 

Secretário Faisal Karam esteve em Santo Augusto na quinta-feira à noite.

15/01/2021 08:58 por Maira Kempf


CapaNoticia

Secretário Estadual de Educação Faisal Karam. Foto: Maira Kempf


 

Esteve em Santo Augusto nesta quinta-feira, 14, o Secretário Estadual de Educação Faisal Karam.  Ele foi recepcionado pela Prefeita Lilian Fontoura Depiere, Vice Vanderlei Carpes Martins, Secretária Municipal de Educação Eliane Paier e outras autoridades municipais no Auditório Feliciano Paulo Guterres de Moura.  

O objetivo da visita foi apresentar a proposta de alteração de manutenção da escola rural de São Jacó (Escola José Andrighetto), a qual o Estado pretende passar a gestão ao município, e também detalhar o processo que está em andamento da municipalização das séries iniciais do Ensino Fundamental.

 Neste ano, o Governo passou ao município a gestão dos primeiros anos, mantendo apenas uma turma na Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto (Ginásio). Aos pais cabe procurar a Escola onde o filho está matriculado para obter informações sobre o trâmite necessário.

A preocupação da comunidade escolar é com o possível fechamento de escolas, visto o encerramento gradual de turmas. Durante sua fala, o Secretário foi enfático ao afirmar que “são pautas não agradáveis, mas que permitem discussões[...] Ninguém está fechando escolas, nós vamos transferir ao município a responsabilidade de gestão [...] ele pode receber todo o fundamental 1 e o fundamental 2, se ele aceitar”.

A municipalização da Escola Estadual José Andrighetto será discutida com a comunidade escolar, em audiência pública na próxima semana.  O Secretário disse que é chegada a hora de enfrentar isso, não é agradável, mas é necessário. Em todo o Estado 111 escolas estaduais já foram transferidas para municípios.  

Em entrevista à Rádio Querência (Assista aqui) na manhã desta sexta-feira, 15, a Prefeita Lilian ressaltou que a comunidade pode ficar tranquila, pois nenhuma escola será fechada. "Queremos tranquilizar os pais e os professores, ontem o Secretário foi muito enfático, ele disse que os professores do Estado não vão perder os empregos [...] com certeza a Escola Francisco Andrighetto não será fechada".

Você pode acompanhar em vídeo os pronunciamentos do encontro com o Secretário Estadual de Educação, clicando aqui.

Confira a entrevista concedida ao repórter Andre Motta:

 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5