Início Notícia Voltar

ASAPAN faz esclarecimentos à comunidade Santo-Augustense

O trabalho desenvolvido pela Asapan em Santo Augusto é voluntário, ninguém recebe salário ou qualquer tipo de auxílio. A associação se mantém de doações e seus membros desempenham um trabalho altruísta em prol dos animais. Faça você também a sua parte!

21/09/2021 14:27 por Maira Kempf


CapaNoticia

Animais resgatados pela Asapan no último final de semana. Foto: Reprodução/ Facebook Asapan


 



No último domingo, após episódios lamentáveis de ataques e difamações em redes sociais, a Associação Santo-Augustense de Proteção aos Animais e ao Meio-Ambiente se pronunciou através de uma nota em sua página, fazendo esclarecimentos à comunidade.

Ao contrário do que acreditam muitas pessoas, na publicação, a associação esclarece que não recebe ajuda financeira mensal do Poder Público. “Neste ano, foi alocada uma verba de R$ 20.000,00, usada para castrações. Com este valor não foi possível atender toda a demanda. Ainda, aguardamos os trâmites para o repasse de outra quantia, um valor menor, que será destinado para compra de ração e medicamentos, porém, diante do número de cães em lares de apoio, nos preocupa o fato de que o recurso também não será suficiente”.

A Asapan lembra também que não há em Santo Augusto uma sede para os animais abandonados. Por isso, os animais recolhidos, após atendimento, são encaminhados para lares temporários, ou seja, para a casa dos próprios voluntários, que cuidam até a adoção. Porém, não há mais lares disponíveis, todos estão cheios.

Infelizmente, têm ocorrido situações onde animais são resgatados por pessoas da comunidade, que acionam a Asapan e exigem a destinação dos mesmos para algum abrigo. Cabe salientar que maus-tratos é crime e a obrigação de cuidar e proteger os animais, é de todos, e não só da Asapan. No momento que você ampara um animal a responsabilidade é sua. Mesmo assim, a associação frisa que sempre estará disponível para auxiliar no encontro de um lar adotivo.

A nota ressalta que "todo o trabalho desenvolvido pela Asapan em Santo Augusto é voluntário, ninguém recebe salário ou qualquer tipo de auxílio. A associação se mantém de doações e seus membros desempenham um trabalho altruísta em prol dos animais".

Por fim, é feito um pedido à comunidade: “Precisamos de você, seja alimentando cães e gatos de rua, doando casinhas e cobertas, denunciando práticas de maus-tratos, sendo lar temporário ou ainda, cuidando bem do animalzinho que você possui, colocando comida e água limpa diariamente, cobertas quentinhas, uma casinha segura e não deixando ele solto na rua, onde corre muitos riscos”.

 

A Asapan se mantém com apoio de voluntários. Colabore com a causa, qualquer valor pode ser doado através dos dados abaixo:

 Conta 19497-2
 Agência 0732-3
 Banco do Brasil

Pix 55 99651 2678


COLABORE COM A CAMPANHA LACRE AMIGO. Saiba como clicando aqui. 

 

Veja a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Boa noite!

Em conversa com membros da nossa associação, decidimos que iremos noticiar as ações que temos executado em prol do bem-estar dos animais.

Por se tratar de um grupo onde todos são VOLUNTÁRIOS, ou seja, não recebem salário e fazem tudo de maneira altruísta, sem desejar se autopromover ou se engrandecer por isso, acabamos não postando o trabalho que fazemos.

Então, na maioria dos casos, seja por falta de tempo ou por não desejar os holofotes, acabamos somente solucionando questões que aparecem, sem pedir a ajuda da comunidade e sem divulgar o problema após ele ser solucionado.

Porém, a partir de agora, iremos, na medida do possível, postar nossas ações como uma forma de incentivar outras pessoas a também fazer o bem. Que essas postagens sirvam como um impulso para uma corrente de amor em nossa comunidade.

E você que já ajuda, já faz sua parte como cidadão, continue! Precisamos de você, seja alimentando cães e gatos de rua, doando casinhas e cobertas, denunciando práticas de maus-tratos, sendo lar temporário ou ainda, cuidando bem do animalzinho que você possui, colocando comida e água limpa diariamente, cobertas quentinhas, uma casinha segura e não deixando ele solto na rua, onde corre muitos riscos.

Esclarecemos que a Asapan não recebe ajuda financeira mensal do poder público. Neste ano, foi alocada uma verba de R$ 20.000,00, usada para castrações. Com este valor não foi possível atender toda a demanda. Ainda, aguardamos os trâmites para o repasse de outra quantia, um valor menor, que será destinado para compra de ração e medicamentos, porém, diante do número de cães em lares de apoio, nos preocupa o fato de que o recurso também não será suficiente. Portanto, seguimos pedindo o seu apoio...

Ressaltamos ainda que nossos LARES TEMPORÁRIOS (casas de voluntários) estão cheios! NÃO temos uma SEDE para onde levar os animais, por isso, nem sempre é possível fazer todos os resgates que nos solicitam. Todos os bichinhos salvos vão para lares de pessoas comuns, como eu e você, que tem despesas, contas, compromissos, mas que ainda assim, se doam e dão o melhor de si para ajudar nossos animaizinhos. E esses estão todos lotados. Então, seja você também um lar temporário, nos ajude a ajudar!

Essas imagens são de três resgates feitos somente neste final de semana, por voluntários que, com seus carros e seus recursos próprios, foram socorrer esses animais em situação de abandono.

A primeira é uma mãezinha com seus 7 filhotes, que estavam nos fundos de uma casa, no tempo, na qual a proprietária da casa não queria eles lá. Como estava prestes a chover muito, foram resgatados às pressas e levados também para um lar temporário.

A segunda é um cachorro que estava com uma ferida aberta na cabeça, já tomado de bicheira. Após o resgate, foi atendido pela veterinária Diane e levado para um lar temporário na casa de uma voluntária.

A terceira é um filhote que foi encontrado abandonado em um mato junto com a mãezinha e um irmãozinho, porém, só foi possível pegar ele, os outros fugiram. Após algumas pessoas pedirem ajuda, ele foi resgatado e medicado, pois estava babando e vomitando, foi também levado para o mesmo lar, da mesma voluntária.

Após se recuperarem, todos estarão disponíveis para adoção e contamos com o auxílio da comunidade para encontrar lares responsáveis e amorosos para eles.


 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5