Início Notícia Voltar

90% da população brasileira adulta está vacinada com a primeira dose contra a Covid-19

Já são mais de 142 milhões de brasileiros que começaram o ciclo vacinal, o que coloca o Brasil cada vez mais perto do fim pandêmico da doença

21/09/2021 15:22 por Maira Kempf


CapaNoticia

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19 do Ministério da Saúde é a principal prioridade e estratégia do Governo Federal para frear a doença no Brasil. Nesta terça-feira (21) o país superou mais uma importante marca e está cada vez mais próximo do fim pandêmico da Covid-19: já são 142,2 milhões de brasileiros adultos vacinados com ao menos uma dose dos imunizantes, o que corresponde a 90% da população. Já entre segundas doses ou esquema dose única, o número chegou a 81.263.358, ou 51,4% da população. 

No Rio Grande do Sul, o percentual de pessoas com pelo menos uma dose é de 92% entre aqueles com 18 anos ou mais. Ao considerar a população residente, esse índice é de 72,4%. Com o esquema vacinal completo, o Estado alcançou 56,3% da população acima dos 18, e 44,3% da população total. Os números foram atualizados às 10h17min desta terça-feira.

"O segredo do sucesso é caminharmos juntos, União, Estados, DF, municípios e população, seguindo sempre o nosso Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. Só assim vamos conseguir vencer o nosso único inimigo, que é o vírus", destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Os avanços das aplicações das doses 1 e 2 nos braços dos brasileiros são reflexo da ampla adesão da população à campanha de vacinação e trazem consigo uma situação epidemiológica cada vez mais confortável ao país, que já está entre os quatro que mais vacinou no mundo. As ações trazem resultado e geram sentimento de confiança, segurança e esperança de um recomeço seguro.

"Todos sabemos que a contenção da pandemia, por meio da vacinação em massa, da vigilância ativa para detectar rapidamente possíveis novas variantes, e das medidas de higiene e saúde pública, são imprescindíveis para a retomada da economia global”, reforçou Queiroga.

Também reflexo do ritmo acelerado de vacinação, a média móvel de mortes segue o padrão de mais de 70% de queda registrado desde junho e chegou a 510 nessa segunda (20). O índice é um balanço do número de óbitos registrados nos últimos 14 dias. As informações são reportadas ao Ministério da Saúde pelas Secretarias Estaduais de Saúde diariamente e atualizadas no sistema LocalizaSUS.

Além disso, a infraestrutura e a rede de assistência hospitalar também sentem os efeitos positivos da vacinação e registram dia após dia quedas nas taxas de ocupação dos leitos de Covid (enfermaria e UTI). No momento, mais de 20 estados brasileiros já apresentam taxas de ocupação nesses leitos abaixo de 50%, o que está dentro dos padrões de normalidade. Na prática, a baixa ocupação nos leitos quer dizer que o sistema de saúde está menos sobrecarregado e registrando menos casos graves ou gravíssimos da Covid-19, ou seja, situações que demandam internações ou intervenções médico-hospitalares.

"Vamos continuar avançando e contando com apoio de todos. Quando assumi o Ministério da Saúde, o objetivo era vacinar um milhão de pessoas por dia, número que estamos atingindo com normalidade. Se continuarmos nesse ritmo, será possível vacinar todo público-alvo do país com as duas doses até o mês de outubro", reforçou Queiroga.

 

Ministério da Saúde



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Amanhecer na Querência

Ouça aqui

91.5 FM

Recanto da Saudade
89.7
91.5