Início Notícia Voltar

Vacinação dos adolescentes em Santo Augusto inicia nesta quarta-feira

Adolescentes com 17 anos poderão procurar as Unidades de Saúde para a vacinação

21/09/2021 15:31 por Maira Kempf


CapaNoticia

 

A Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) pactuaram, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) ocorrida no final da manhã desta terça-feira (21/9), a continuidade da vacinação dos adolescentes no Estado. Esse é um dos públicos a serem atendidos com as mais de um milhão doses de Pfizer, AstraZeneca e Coronavac que serão entregues pela SES nesta quarta-feira (22/9) a todos municípios. As planilhas com as quantidades exatas de doses por município estão sendo produzidas.

"Importante destacar que só a Pfizer está autorizada para os adolescentes, e somente vacinas dessa marca estão sendo distribuídas para esse público", alerta a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

A proposta aprovada com a representação dos municípios foi de destinar 350 mil doses dessa remessa para primeiras doses, incluindo cerca de 165 mil de vacinas da Pfizer para cobrir a totalidade da faixa dos 17 anos e 58% da faixa dos 16 anos. Essas idades podem variar de cidade para cidade conforme o avanço da campanha e a disponibilidade de doses.

Outras 38,5 mil doses serão distribuídas para atender a dose de reforço dos idosos que fizeram a segunda dose até 25 de março, contemplando o prazo de seis meses entre as duas. Há ainda a destinação de aproximadamente 620 mil doses para a segunda dose de pessoas com mais de 18 anos, somando as três fabricantes. Com isso, o Estado completa as doses necessárias para todo o público adulto vacinável no RS.

Um dos pontos ressaltados pela secretária Arita Bergmann foi a mudança no prazo de segunda dose da Pfizer, que passou para oito semanas (56 dias) entre as doses. Esse cálculo já foi revisto para as doses que serão distribuídas nesta semana.

Por parte do Cosems/RS, o presidente Maicon Lemos reforçou o posicionamento conjunto dos municípios e Estado na defesa pelo avanço da vacinação dos adolescentes com a Pfizer. “Temos a validação da Anvisa que autoriza a imunização dessa população entre 12 e 17 anos, assim como observamos o cenário internacional onde o mesmo acontece”, considerou Maicon, que é secretário de saúde de Canoas.

Vacina em Santo Augusto 

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Augusto informou que adolescentes com 17 anos poderão procurar as Unidades de Saúde, a partir desta quarta-feira, 22, para a vacinação. 

Também está autorizado a redução de intervalo para a segunda dose da Pfizer, que passou para oito semanas (56 dias) entre as doses. Esse público deve agendar a vacinação na sua UBS, pois é necessário verificar a disponibilidade de doses no município. 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5