Início Notícia Voltar

Alenrio empossa Anatólio Gach como seu primeiro membro honorário

Cerimônia de posse e documentário serão exibidos pelos canais de comunicação da Academia de Letras

23/12/2021 14:06 por Maira Kempf


CapaNoticia

 

A Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Alenrio disponibilizará em seus canais de comunicação, no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, a Cerimônia de Posse de Anatólio Gach, como seu primeiro membro honorário. Nascido em Novo Machado, o homenageado de 83 anos é um dos fundadores da cátedra de Língua Portuguesa na Rússia, onde reside atualmente.

A história do professor emérito da Universidade de São Petersburgo, intermediada pelo poeta Narlan Matos, será exibida no documentário “Do Povoado Pratos a São Petersburgo: Memória e História de Anatólio Gach”, dirigido pela jornalista Rejane Fiepke Carpenedo. Objetivando resgatar as lembranças de Anatólio no noroeste do Rio Grande do Sul, o grupo de trabalho da Alenrio realizou uma intensa pesquisa exploratória e documental, com inúmeras entrevistas e catalogação de fontes históricas da família Gach no Brasil.

 

PROGRAMAÇÃO

  • Solenidade de posse
  • Documentário “Do Povoado Pratos a São Petersburgo: Memória e História de Anatólio Gach”

https://www.youtube.com/channel/UCXnIFlvYOTk1lmLl2X8sn8w
https://www.facebook.com/AlenrioRS/

 

QUEM É ANATÓLIO GACH

 

            Filho de imigrantes, Anatólio Gach nasceu em 18 de setembro de 1937 no Povoado Pratos, hoje Distrito do município de Novo Machado, no Rio Grande do Sul. Em 1952 seus pais decidiram retornar para o Leste Europeu, período em que Anatólio estava com 15 anos de idade.

            Após concluir os estudos universitários, em 1961 Anatólio Gach contribui para a criação do primeiro Departamento da Língua Portuguesa em solo russo, na Universidade de São Petersburgo, onde realizou mestrado e doutorado. Esta iniciativa foi responsável pela introdução e difusão da Língua Portuguesa em território russo e em todo o Leste Europeu, a partir de um trabalho intenso e desafiador. 

Atualmente, o professor Anatólio Gach está com 83 anos e reside em São Petersburgo, na Rússia. Nas constantes trocas de correspondências eletrônicas com os membros da Alenrio, ele enfatiza a saudade que sente da terra natal, do Povoado Pratos de sua infância, onde em meio à mata fechada aprendeu a pescar, caçar, andar a cavalo e tomar chimarrão.

           

 

 

 

 Assessoria Alenrio



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Gramodance

Ouça aqui

91.5 FM

Gramodance
89.7
91.5