Início Notícia Voltar

Rio Grande do Sul pode passar dos 40°C nesta quarta

Em Santo Augusto a máxima na terça-feira, 11, foi de 34,4°C

12/01/2022 08:18 por André Motta


CapaNoticia

O Rio Grande do Sul deve enfrentar um calor intenso nesta quarta-feira, em que os termômetros podem passar dos 40°C. De acordo com a MetSul Meteorologia, uma massa de ar quente ganha força pelo Estado e a onda de calor começa a ingressar na sua fase mais intensa, especialmente pela Região do Oeste e Noroeste.

Pontos do Noroeste podem ter máximas atingindo 40°C e em áreas de Uruguaiana, Barra do Quaraí e Quaraí devem ficar entre 40°C e 42°C ao longo do dia. Cidades que fazem fronteira com o Uruguai e na Campanha também podem chegar perto dos 40°C. Santa Maria também tem previsão alta para amanhã, com 41°C. 

O sol predomina em todo o Estado com amplos períodos de céu claro nesta quarta. A umidade por demais baixa à tarde com marcas de 10% a 20% em muitas cidades. A MetSul alerta para o risco alto a extremo de incêndio em vegetação.

Em Santo Augusto, a quarta-feira será ensolarada, com marcas altas, que deve ultrapassar os 35°C. Ontem a maxima do município foi de 34,4°C, conforme os dados do INMET. 

Calor histórico em Buenos Aires

Buenos Aires começou o ano de 2022 enfrentando um calor histórico. Segundo a MetSul Meteorologia, a capital argentina teve, nesta terça-feira, o seu segundo dia mais quente da história, com a temperatura chegando a 40,9°C às 16h, superando o registro de 18 de dezembro de 1995, quando a marca chegou a 40,5°C. 

De acordo com a MetSUl, a previsão é que o calor possa diminuir nesta quarta na cidade de Buenos Aires, mas volta a aumentar na quinta e na sexta, podendo ser 1°C a 2°C mais alta que hoje, ou seja, a capital argentina pode estabelecer uma nova marca histórica de calor. A temperatura extremamente elevada trouxe recorde de consumo de energia e cortes descritos pela imprensa local como “massivos” atingiram Buenos Aires e a área metropolitana. O número de pessoas sem luz ficou perto de três milhões de argentinos no pico do apagão. 

Muitos semáforos de Buenos Aires estavam apagados, o que prejudicou o trânsito em importantes ruas e avenidas. O serviço de trens também foi afetado com atrasos em todas as linhas. No interior do país, na região do Cuyo, mais a Oeste, os termômetros marcavam quase 45°C.  

Mínimo e Máxima

Capão da Canoa 19°C | 30°C 
Erechim 17°C | 35°C
Santa Maria 20°C | 36°C
Santa Cruz 18°C | 37°C
Santiago 20°C | 38°C
Santana do Livramento 21°C | 39°C
Alegrete 21°C | 40°C
Uruguaiana 22°C | 41°C
Santa Rosa 21°C | 41°C



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5