Santo Augusto| Sábado será de vacinação contra a Covid-19 em crianças
Vacina estará disponÃvel a partir das 08 horas!
18/02/2022 10:09 por Maira Kempf

Neste sábado, 19, será realizada uma ação em todo o Estado para ampliar o índice de vacinação infantil contra a Covid-19.
Até o momento, o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações registra 259 mil crianças de cinco a 11 anos, vacinadas no Estado, o que representa cerca de 27% da população estimada dessa idade (964 mil crianças). Em Santo Augusto, 235 crianças foram vacinadas.
A secretária municipal de saúde, Carolina Vieira, informou que o posto de saúde central estará aberto, das 08 às 16 horas, para receber as crianças de 5 a 11 anos. Haverá intervalo entre 12 e 13 horas.
Somente estará disponível a vacina contra a Covid-19. O município possui em estoque em torno de 350 doses para este público.
Para se vacinar neste sábado, não é necessário agendamento, basta procurar o Posto de Saúde Central até às 15 horas.
Crianças que estejam com sintomas gripais não devem ser vacinadas agora.
Por que vacinar as crianças?
A Secretaria da Saúde alerta que, apesar de menor incidência, as crianças correm risco de apresentar casos graves e óbitos por Covid-19, além de ficarem suscetíveis a sequelas. Para exemplificar esses perigos, a chefe da Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, apresentou alguns tópicos sobre a vulnerabilidade da população infantil e o potencial impacto na população em geral.
- O percentual de casos de Covid-19 em crianças, em comparação ao total da população, é hoje três vezes maior do que no início da pandemia. Enquanto em março de 2020 os registros em crianças representavam menos de 2% dos casos, em fevereiro deste ano está em mais de 6%, configurando uma tendência de aumento.
- Comparando o maior pico da Covid-19 anterior ao atual, em março de 2021, a incidência na faixa etária dos cinco aos nove anos é quatro vezes maior. Considerando todas as faixas etárias, o atual cenário superou em quase 70% o pico do ano passado.
- As faixas etárias de zero a 11 anos e de 12 a 19 anos passaram a representar uma proporção maior das hospitalizações em 2022 em comparação com anos anteriores. Enquanto no acumulado da pandemia essas idades significavam 0,6% das hospitalizações por causa da Covid-19, neste ano essa proporção passou para 6%.
- Foram registradas 235 internações por Covid-19 de crianças de cinco aos 11 anos no Estado, das quais nove evoluíram para óbito.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.