Início Notícia Voltar

Ato contra privatização da Corsan é realizado em Porto Alegre

De Santo Augusto, participam do ato, 10 pessoas, entre funcionários efetivos e aposentados. O Presidente da Câmara de Vereadores, Maicon Lopes também integra o grupo.

28/06/2022 14:05 por Maira Kempf


CapaNoticia

Foto: Jeferson Oliveira




Acontece hoje, 28, em Porto Alegre, uma mobilização batizada de “RS pela Água”, em protesto contra a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

O ato, convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiágua/RS) e várias entidades sociais, recebe cerca de 5 mil pessoas de 317 municípios atendidos pela Companhia gaúcha de água e saneamento.

De Santo Augusto, participam do ato, 10 pessoas, entre funcionários efetivos e aposentados. O Presidente da Câmara de Vereadores, Maicon Lopes também integra o grupo.

As manifestações ocorrem no Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), e na Praça da Matriz, onde se localizam a sede do Executivo estadual, o Palácio Piratini, e a Assembleia Legislativa do RS, no centro da Capital.

Um dos principais argumentos que o governo estadual vem utilizando para defender a venda de ativos da Corsan é a incapacidade da empresa pública cumprir com as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Aprovada pela Câmara Federal e sancionado em 2020, a lei estipula como objetivo que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% tenha tratamento e coleta de esgoto.

De acordo com o governo estadual, a Corsan não teria capacidade econômico-financeira para atingir, por conta própria, estes objetivos, sendo necessária, portanto, a venda de ações da Companhia na Bolsa de Valores para concretizar estas metas. Este argumento, contudo, vem sendo combatido pela entidade sindical.

O Governo do Estado anunciou para julho a venda das ações da Corsan. 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5