Santo Augusto inaugura escola cívico-militar
Escola São João passou a se chamar Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental São João
01/07/2022 09:45 por Maira Kempf

Foto: Maira Kempf
A partir do projeto do deputado estadual, Tenente Coronel Zucco, que institui escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul, a prefeitura de Santo Augusto implantou a primeira escola nesse formato.
O ato oficial ocorreu nessa quinta-feira (30), quando a Escola São João passou a se chamar Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental São João.
Nesse formato, brigadianos da reserva atuam como monitores cívico-militares, desenvolvendo na escola valores morais, com foco em organização e disciplina. A parte pedagógica segue sob responsabilidade do corpo diretivo, tendo os professores, autonomia dentro da sala de aula.

A solenidade foi realizada no Ginásio da Escola, e contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais, professores, alunos e suas famílias, bem como a comunidade em geral, que puderam visualizar o novo uniforme da Escola, e acompanhar belas apresentações artísticas e os pronunciamentos.
Santo Augusto é o segundo município da região Celeiro a implantar este projeto, o primeiro foi Três Passos. Para a prefeita Lilian Fontoura Depiere, “é um momento de muita emoção. Esse projeto trabalha em cima dos valores, ética, comprometimento e patriotismo, o que só vem a somar na vida das crianças e da comunidade”. A prefeita também agradeceu o empenho de todos os envolvidos para tornar este projeto realidade em Santo Augusto, entre eles, a secretária municipal de educação e cultura, Eliane Paier, o diretor da Escola São João, Leandro Padilha e o deputado estadual Ernani Polo.
“Esse é um projeto-piloto e se os resultados forem positivos a ideia é ampliar para outras escolas municipais”, disse a prefeita.
Em entrevista à Rádio Querência, o deputado Tenente Coronel Zucco destacou que “essa é uma iniciativa para beneficiar as crianças. Civismo e patriotismo são elementos fundamentais, é preciso entender que todos temos direitos, mas também deveres”, pontuou. “Não existe uma nação pujante que não priorize a educação. Temos que valorizar o ensino de base, essa é a proposta”, finalizou. Veja a entrevista em vídeo aqui.
Confira aqui o vídeo com a cobertura do evento e todos os pronunciamentos.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.