Início Notícia Voltar

Outubro Rosa coloca em foco o cuidado integral à saúde da mulher

Confira a programação para o mês dedicado a prevenção do câncer de mama e colo de útero

05/10/2022 09:11 por redação


CapaNoticia

 



A Secretaria de Saúde de Santo Augusto divulgou a programação do Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero.

Neste ano, as ações serão realizadas com apoio do Hospital Bom Pastor e Rádio Querência.

Entre as programações, está previsto turno estendido nas Unidades Básicas de Saúde para coleta do exame preventivo e realização de mamografia pelo SUS.

A mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico. Ela é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos.  No Hospital Bom Pastor, são realizadas em média 160 exames de mamografia por mês. Lembrando que a instituição possui um mamógrafo digital de altíssima qualidade, ofertando o exame pelo SUS e demais convênios.

Ainda sobre as ações da SMS, também haverá uma programação semanal na Rádio Querência de entrevistas com profissionais da saúde da mulher. A primeira entrevista será nesta quinta-feira, dia 6 de outubro.

Haverá ainda a palestra “Mulher como seus pensamentos mudam sua vida” no dia 13 de outubro e o Seminário Municipal de Prevenção e Cuidado ao Câncer de Mama e Colo de Útero no dia 20 deste mês. Ambos os eventos serão realizados no Auditório da Sicredi.

Câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), além de ser causa de maior mortalidade entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. A doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na Região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a posição.
Se for descoberto logo no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado. Medo e desinformação são apontados pelo Inca como os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento. O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Mas há tumores de consistência branda, globosos e bem definidos que podem também ser malignos. Por isso, é fundamental consultar um médico e realizar exames preventivos regularmente.
Para prevenir a doença, também é importante praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável, bem como evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.


Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero, ou câncer cervical, é um dos tumores que mais acomete a população feminina. A estimativa é de uma incidência de mais de 16,5 mil casos para o ano de 2022. A infecção se dá por meio do contato com pele e mucosas infectadas e é transmitida, na maioria das vezes, através da relação sexual desprotegida. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que esta é a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil.
Uma das principais formas de prevenção e controle é a detecção precoce, possível por meio da realização do exame citopatológico, também conhecido como exame preventivo. Ele é oferecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e permite a identificação de lesões precursoras que, se tratadas precocemente, possuem grandes chances de não evoluírem para o câncer.
Esse tipo de neoplasia está diretamente ligada à infecção pelo HPV, especialmente os subtipos HPV-16 e HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais. Mas apesar de ter grande influência, a infecção por HPV costuma estar associada a outros fatores para o desenvolvimento do câncer do colo do útero, como fatores comportamentais, baixa imunidade e fatores genéticos.
Segundo dados do World Cancer Report e do próprio INCA, o risco de desenvolvimento do câncer do colo do útero é de cerca de 30% se as lesões não forem avaliadas e tratadas. As alterações celulares tendem a evoluir de forma lenta, podendo levar de 10 a 20 anos para o surgimento do câncer.

Abaixo, as datas e respectivos horários de atendimento nas Unidades de Saúde:

 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5