Início Notícia Voltar

Incêndio atinge área de 500 hectares do Banhado Bororé, em São Borja

O banhado abriga animais como aves, tatus, javalis, capivaras e répteis, principalmente cobras.

14/03/2023 14:00 por Bruno Vargas


CapaNoticia

CBM/ Divulgação


Um incêndio de grandes proporções atinge, desde sexta-feira (10), uma área de 500 hectares no Banhado do Bororé, uma área alagadiça de preservação permanente em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o fogo seguia ativo nesta terça-feira (14).

A Patrulha Ambiental da Brigada Militar apura as causas do incêndio.

Bombeiros de São Borja recebem apoio da guarnição de Itaqui e de produtores rurais da região. Ao todo, sete viaturas e 18 pessoas atuam no combate às chamas.

Os trabalhos são feitos sem o uso de água, com batedores e assopradores, espumas, técnicas de contra fogo e aceiros, que são faixas de terra abertas para que o fogo não se espalhe pela vegetação. 

A região da Fronteira Oeste apresenta cerca de 10% de água no solo. A baixa umidade propicia que o fogo se alastre.

A área total do banhado é de 800 hectares, no bioma Pampa. O espaço fica localizado a cerca de 30 km do centro de São Borja, entre o município e Maçambará. O banhado abriga animais como aves, tatus, javalis, capivaras e répteis, principalmente cobras.

G1 RS



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Gramofone

Ouça aqui

91.5 FM

Gramofone
89.7
91.5