Início Notícia Voltar

Ministério do Desenvolvimento Agrário recebe Comissão da Estiagem do RS

O impacto da estiagem no Rio Grande do Sul foi tema da reunião da Comissão Externa que trata o tema na Assembleia, com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

24/03/2023 09:56 por Bruno Vargas


CapaNoticia

Milton Bernardes


O impacto da estiagem no Rio Grande do Sul foi tema da reunião da Comissão Externa que trata o tema na Assembleia, com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. O encontro foi realizado na quinta-feira (23), e contou com a participação do presidente da Comissão, deputado Zé Nunes (PT), e do presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin e federal Alexandre Lindenmeyer. O grupo apresentou as reivindicações recebidas durante as oitivas realizadas pela comissão na última semana.

 

“Os recursos anunciados pelo governo federal, na ocasião da visita dos ministros a Hulha Negra, foram muito importantes e demonstram a preocupação do governo com a situação das famílias agricultoras e dos municípios. Porém, apesar das medidas, avaliamos que é necessário e possível mais ações, porque os impactos da estiagem são significativos e atingem de forma geograficamente ampla a produção agropecuária no RS”, disse o parlamentar.

 

Zé Nunes lembrou que antes desta safra, o Estado do RS havia passado por três estiagens, duas delas com perdas de grande alcance. “Nos últimos anos, temos um quadro que demonstra que as estiagens são fenômenos climáticos que o RS. Soma-se a isso, a consequente elevação no custo do produto ao produtor. Isso já comprova a necessidade de uma política permanente, e ampliação da verba direcionada ao seguro rural, O custo seria dividido entre os governos federal, o estadual e os produtores rurais”, explicou.

 

Também foi solicitado ao Ministério algum tipo de incentivo à produção e à preservação de água de forma paralela à reservação de água e irrigação, com destaque à agricultura e pecuária familiar. 

Assembléia Legislativa do RS



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5