Início Notícia Voltar

Aposentados já podem consultar o valor da primeira parcela do 13º salário do INSS

.

24/05/2023 08:21 por André Motta


CapaNoticia

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou ontem, 21, a consulta ao valor da primeira parcela do 13º salário de aposentados, pensionistas e demais segurados. A consulta pode ser feita no aplicativo ou site Meu INSS com CPF e senha. O governo federal vai, pelo quarto ano seguido, antecipar as duas parcelas do 13º para maio e junho.

As parcelas começarão a ser liberadas a partir de 25 de maio até 07 de junho, e a segunda de 26 de junho a 07 de julho, seguindo o calendário de acordo com o número final do benefício, seja para quem ganha um salário mínimo ou mais. Os primeiros a receber são os beneficiários que ganham um salário mínimo, que subiu para R$ 1.320 no dia 1º.
De acordo com o governo, o investimento total é de R$ 62,6 bilhões e alcançará ao menos 30 milhões de pessoas. O repasse será feito em duas parcelas, de acordo com o calendário habitual de pagamentos do INSS.

Recebem o benefício os segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2023, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte, ou auxílio-reclusão.

A antecipação do 13º aos beneficiários do INSS já foi realizada por Jair Bolsonaro (PL) nos três últimos anos de seu governo. O argumento da gestão anterior era de que os recursos amenizariam os efeitos da pandemia de Covid-19 no orçamento das famílias.

Folha de São Paulo

Folha de São Paulo



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

Paradão do Ouvinte
89.7
91.5