Início Notícia Voltar

ENTREVISTA| Saúde faz busca ativa por mulheres com idade entre 50 e 69 anos para realização da mamografia

Mais de 500 mulheres nesta faixa etária devem realizar a mamografia como prevenção ao câncer de mama, o mais comum entre mulheres

28/02/2024 14:04 por redação


CapaNoticia

Foto: Maira Kempf




A Secretaria de Saúde em parceria com o Hospital Bom Pastor realiza busca ativa por mulheres com idade entre 50 e 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para realização do exame de mamografia.

A recomendação dos órgãos de saúde é para que todas as mulheres acima de 40 anos ou mulheres que têm histórico de câncer na família, realizem o exame, mas na idade preconizada, o exame deve ser realizado anualmente.

Em Santo Augusto, são 944 mulheres com a idade de 50 a 69 anos, e dessas mulheres, 507 não fizeram o exame no último ano, dessa forma, o índice está muito abaixo do recomendado.

A Mamografia é o único exame que consegue identificar nódulos nas mamas que não são palpáveis. Ele é um exame fundamental, visto que o câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres, no entanto, se identificado de forma precoce, o tratamento é muito eficaz.

O chamamento para essas mulheres, é uma ação pensada para demonstrar a importância do cuidado com a saúde, visto a aproximação do mês de março, mês da mulher. Um dado que chama atenção e também reforça a necessidade de ações preventivas, é o de que 50% dos óbitos ocorridos no Hospital Bom Pastor são de pacientes com câncer.

Durante entrevista das representantes da saúde à Rádio Querência, ouvintes participaram com depoimentos sobre a importância do diagnóstico precoce para salvar vidas.
Um dos relatos foi da ouvinte Ana Maria Geleski, que teve um nódulo identificado através de um exame de mamografia no Hospital Bom Pastor. Após a biopsia, constatou-se que era câncer. O diagnóstico foi em 2019 e neste ano, após cirurgia e longo tratamento, ela aguarda alta médica do oncologista, contou com entusiasmo. Assista a entrevista abaixo.

Além da mamografia, a realização do preventivo também deve ocorrer de forma anual. O exame é ofertado em todas as Unidades de Saúde, e destaca-se que na última quarta-feira do mês, tem atendimento à noite, para coleta do preventivo e encaminhamento para mamografia.

A mamografia é um exame rápido, indolor e ofertado pelo Sistema Único de Saúde no Hospital Bom Pastor.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Música e Alegria

Ouça aqui

91.5 FM

Recanto da Saudade
89.7
91.5