Início Notícia Voltar

Primeira onda de frio do outono se aproxima do Brasil

Essa massa de ar frio polar, que se forma na Argentina, Uruguai e Brasil, será impulsionada por um ciclone extratropical

15/04/2024 14:43 por redação


CapaNoticia

Foto: Maira Kempf


 

Nos próximos dias, o Brasil se prepara para enfrentar sua primeira onda de frio significativa do outono. Uma massa de ar frio de origem polar está se deslocando pelo interior do continente, trazendo consigo temperaturas mais baixas e a possibilidade de geada em diversas regiões.

 

Origem e movimento da massa de ar frio

Essa massa de ar frio polar, que se forma na Argentina, Uruguai e Brasil, será impulsionada por um ciclone extratropical. Embora o ciclone não avance diretamente para o Brasil, sua presença na costa argentina represará o ar gelado, direcionando-o para o Paraguai e interior da região Sul.

Impacto nos estados

  • Região Sul: Entre os dias 17 e 20 de abril, espera-se um frio acentuado, com possibilidade de geada nas áreas mais elevadas da serra do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
  • Região Sudeste: Queda de temperatura prevista entre os dias 18 e 20 de abril, com efeitos perceptíveis em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira e Espírito Santo.
  • Região Centro-Oeste: Entre os dias 17 e 20 de abril, haverá uma ligeira queda de temperatura em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
 

Geada e recordes de baixa temperatura

É esperada a ocorrência de geada pela primeira vez este ano nas áreas mais elevadas da serra do Sul do Brasil, nos dias 18 e 19 de abril. Quanto aos recordes de baixa temperatura, diversas capitais, incluindo Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Campo Grande, poderão registrar mínimas históricas durante a passagem dessa massa polar.

Apesar dos desafios que o frio intenso pode trazer, é uma oportunidade para as regiões se prepararem para as variações climáticas características do outono e inverno, ressaltando a importância de medidas de proteção e atenção à população mais vulnerável.

 

Canal Rural



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Querência Brasileira

Ouça aqui

91.5 FM

Bailando com a 91
89.7
91.5