Rádio Querência

Inmet publica novos alertas de tempestade e vendaval para mais de 10 regiões gaúchas

Avisos chamam atenção para chance de ventania e de chuva entre 50mm e 100mm
Inmet publica novos alertas de tempestade e vendaval para mais de 10 regiões gaúchas
Há um alerta de vendaval para alguns municípios da Metade Norte, vigente até as 16h. Inmet / Reprodução

 

Ao menos 11 regiões gaúchas receberam quatro novos alertas de tempestade e vendaval, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta quarta-feira (8). Os avisos, que pegam municípios do Sul, Centro, Região Metropolitana, Vale do Sinos, Serra, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Norte, Região das Missões, Fronteira Oeste e Noroeste são válidos até a tarde ou noite dessa quarta-feira. 

Ao total, foram publicados quatro alertas. Um deles, na cor laranja, é para perigo de vendaval. Válido até as 16h, o aviso é para municípios da Região Metropolitana, Vale do Sinos, Serra, Vale do Taquari, Noroeste e Norte. Nesses locais, o vento pode variar entre 60km/h e 100km/h, com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.

O outro alerta laranja, também de perigo, sinaliza chance de chuva entre 50 e 100 milímetros no dia, de vento intenso, podendo atingir velocidades entre 60km/h e 100km/h, e queda de granizo. O comunicado pede atenção de cidades como Mostardas, no Litoral Sul; Santa Maria, na Região Central; Santo Ângelo, nas Missões; e São Borja, na Fronteira Oeste. O aviso é válido até as 18h desta quarta-feira.

Vale destacar que 100mm de chuva em menos de 24 horas é considerado um valor bastante alto, uma vez que se aproxima do volume que alguns municípios esperam registrar no mês inteiro. Em Santa Maria, por exemplo, é habitual chover 136,6mm em maio. Mas, nos últimos sete dias, o município recebeu mais de 140mm de chuva. 

Para perigo potencial, são dois alertas amarelos. Um deles é para municípios da Região Metropolitana, Centro, Vale do Rio Pardo, Vale do Sinos, Serra, Vale do Taquari, Noroeste e parte do Norte. Por lá, a chuva deve ser menos volumosa, podendo ficar entre 20mm e 30mm por hora, ou 50mm ao dia. Essas regiões também correm risco de registrar ventania, com rajadas de até 60km/h. O aviso é válido até as 17h desta quarta-feira.

O outro alerta amarelo pega exclusivamente os municípios gaúchos que estão próximos da divisa com Santa Catarina. Esses locais, incluindo algumas cidades catarinenses, devem registrar até 50mm de chuva até as 23h59min desta quarta-feira. Também há chance de ventania e queda de granizo.

Alerta de queda na temperatura

O Inmet emitiu também alerta amarelo para perigo potencial de declínio de temperatura. Válido das 15h desta quarta-feira (8) até as 9h de quinta-feira (9), o aviso abrange quase todas as regiões gaúchas, com exceção de alguns municípios localizados na Serra, Noroeste e no Norte.

Há risco de declínio entre 3ºC e 5ºC na temperatura. Alguns lugares, principalmente no sul do Estado, de acordo com a Climatempo, podem apresentar mínima invertida nesta quarta-feira. Ou seja, registrar a temperatura mais baixa do dia durante a noite. Em outros, a manhã de quinta-feira deve ser mais fria.

Fonte: GZH

R

Autor

redação

Em: 08/05/2024, 10:55

Mais lidas
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de veículo em Campo Novo
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de veículo em Campo Novo

Corpo foi localizado na tarde deste sábado em uma estrada vicinal que conecta a BR-468 à Vila Industrial, mobilizando autoridades policiais na Região Celeiro.

Vítima de execução em Campo Novo é identificada
Vítima de execução em Campo Novo é identificada

Cassiano dos Santos Pinheiro, de 27 anos, foi encontrado morto a tiros dentro de veículo; polícia investiga o caso e despedida ocorre em Rincão Reúno.

Homem de 29 anos é a vítima fatal de homicídio em Santo Augusto
Homem de 29 anos é a vítima fatal de homicídio em Santo Augusto

Robson Oliveira dos Santos foi executado a tiros após desentendimento em um bar na avenida central; autor fugiu e o caso é investigado.

Polícia captura suspeito de assassinar Robson Oliveira dos Santos em Santo Augusto
Polícia captura suspeito de assassinar Robson Oliveira dos Santos em Santo Augusto

Operação conjunta efetuou a prisão na tarde desta terça-feira. Crime ocorreu em um bar na madrugada do último sábado (10), vitimando Robson Oliveira dos Santos, de 29 anos.

Últimas notícias
Suspeito de matar companheira a facadas em Barra do Guarita é indiciado pela Polícia Civil
Suspeito de matar companheira a facadas em Barra do Guarita é indiciado pela Polícia Civil

Noraysis El Carmen Planche, 36 anos, foi morta no dia 4 de outubro após ser perseguida pelo companheiro no centro da cidade

Rato morto em bolo: fiscalização encontrou fezes e urina de roedores em confeitaria no RS
Rato morto em bolo: fiscalização encontrou fezes e urina de roedores em confeitaria no RS

Consumidor chegou a comer parte do doce antes de notar o animal. Fiscalização interditou duas unidades da empresa na capital gaúcha após encontrar fezes, urina e produtos vencidos.

GAPOCISA realiza jantar para apresentação de resultados e anuncia nova viatura 0km para a Polícia Civil de Santo Augusto
GAPOCISA realiza jantar para apresentação de resultados e anuncia nova viatura 0km para a Polícia Civil de Santo Augusto

O evento reuniu lideranças locais, empresários e autoridades para a apresentação de um balanço das ações realizadas.

Bingo beneficente do Lions Clube de Santo Augusto destina R$ 14 mil ao Hospital Bom Pastor
Bingo beneficente do Lions Clube de Santo Augusto destina R$ 14 mil ao Hospital Bom Pastor

O Lions Clube de Santo Augusto agradeceu a todos que colaboraram para o sucesso da iniciativa

Dilly Sports encerra atividades de sua unidade industrial em Crissiumal
Dilly Sports encerra atividades de sua unidade industrial em Crissiumal

Mais de 100 trabalhadores foram desligados, enquanto o município busca alternativas para a ocupação do prédio industrial.

Inmet publica novos alertas de tempestade e vendaval para mais de 10 regiões gaúchas | Rádio Querência