Início Notícia Voltar

Incra libera a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural 2024

Proprietário tem prazo até 18 de julho para atualizar documento que comprova regularidade de terras

21/06/2024 10:34 por redação


CapaNoticia

Documento é indispensável para a maioria das operações a serem feitas com o imóvel rural | Foto: Incra Divulgação / CP


 

 

Os produtores rurais brasileiros têm prazo até 18 de julho para emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024, documento anual que comprova que a propriedade está cadastrada regularmente no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A emissão do documento está liberada pelo Incra desde a última terça-feira. O CCIR é indispensável para quem pretende solicitar crédito agrícola ou realizar movimentações de terras e só tem validade com a quitação da taxa de serviços cadastrais.

A emissão do CCIR é destinada ao proprietário que tem imóvel rural cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro de Imóvel Rural (SNCR) – base de dados federal, gerenciada pelo Incra. O CCIR é fundamental e permite transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar e partilhar o imóvel, além de acessar financiamentos para investimento na propriedade.

O proprietário cadastrado no SNCR pode emitir o CCIR no portal do Incra, na opção “Emissão do CCIR”. O documento também pode ser emitido nas salas da cidadania das superintendências regionais do Incra, em unidades avançadas e Unidades Municipais de Cadastramento (UMC).

A taxa de serviço cadastral é de 30 dias após a data de lançamento. Caso a quitação não ocorra até a data limite, haverá cobrança de multa e juros. Além disso, os débitos da taxa de anos anteriores serão cobrados no atual certificado.

Serviço

Para consultar e/ou emitir o CCIR 2024 diretamente, clique aqui.

 

Correio do Povo



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5