Suspeita de gripe aviária em Derrubadas é descartada
A partir desta quinta-feira teve início o chamado “marco zero”, período de vazio sanitário
23/05/2025 09:33 por Maira kempf

Foto de Gilson Abreu/AEN
O Serviço Veterinário Oficial descartou nesta quinta-feira, 22, duas suspeitas de gripe aviária no Rio Grande do Sul. As análises negativas referem-se a amostras coletadas de aves silvestres no município de Derrubadas, na divisa com Santa Catarina, e de galinhas de criação doméstica em Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Com isso, resta apenas uma suspeita em investigação no Estado, registrada em Gaurama, no norte gaúcho, envolvendo também aves de criação doméstica. Além do caso gaúcho, outras oito notificações seguem em análise em diferentes regiões do país — quatro delas em Santa Catarina, importante polo da produção avícola nacional.
Uma semana após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em plantel comercial no Brasil, ocorrido em uma granja de postura em Montenegro, o Ministério da Agricultura informou que foi concluído o processo de desinfecção da propriedade.
A partir desta quinta-feira teve início o chamado “marco zero”, período de vazio sanitário essencial para a contagem do prazo legal que permitirá declarar o foco como encerrado.
Situação nacional das suspeitas em análise
-
Gaurama (RS): galinhas domésticas
-
Ipumirim (SC): atividade comercial
-
Garopaba (SC): ave silvestre
-
Chapecó (SC): galinhas domésticas
-
Concórdia (SC): galinhas domésticas
-
Angélica (MS): galinhas domésticas
-
Salitre (CE): galinhas domésticas
-
Aguiarnópolis (TO): atividade comercial
-
Eldorado do Carajás (PA): galinhas domésticas
Os dados foram atualizados pelo painel de monitoramento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que acompanha em tempo real a evolução da doença no território nacional.
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.