No Quebra-Costelas, a tradição ganha vida com músicas criadas durante o festival
Nos dias 16 e 17 de maio, o Parque do Sindicato Rural de Santo Augusto foi palco de mais uma edição do Festival Quebra-Costelas. O 1º Lugar ficou com “Dois Gaúchos” de Jorge Rodrigues e Henrique Rodrigues, interpretada por Renan Candaten
23/05/2025 15:02 por Maira kempf

Foto: divulgação/Tchêtuco
Nos dias 16 e 17 de maio, o Parque do Sindicato Rural de Santo Augusto foi palco de mais uma edição do Festival Quebra-Costelas, idealizado por um grupo de amigos santo-augustenses entusiastas da música nativista. Em sua 17ª edição, o evento reuniu cerca de 80 pessoas entre compositores, músicos, intérpretes e apreciadores da música gaúcha, em um formato único de criação colaborativa e celebração da identidade regional.
Música feita ao vivo, com alma e parceria
Com base nos temas “Conclave” e “No Cerne da Tradição”, os participantes escreveram, musicaram, ensaiaram e apresentaram 15 canções inéditas durante os dois dias de festival. Tudo acontece ali, no calor do encontro: compositores criam as letras, músicos colocam a melodia, grupos são formados e a apresentação ocorre já no sábado à noite — um verdadeiro laboratório artístico em tempo real, disse o músico Tchêtuco, um dos idealizadores do evento.
O corpo de jurados foi composto pelo músico André Giroto (de Ijuí), o tradicionalista Tiago Galvan (de Santo Augusto) e o poeta Beto Roquete (de São Vicente do Sul).
Premiados do 17º Quebra-Costela:
Melhor Instrumentista Talisson Vieira (representando Lagoa Vermelha)
- Melhor Canária Jéssica Taborda (representando Inhacorá)
- Melhor Melodia “De São Pedro o Sucessor”, Cirilo Sperótto e Gio Borges (representando Sto. Augusto).
- Melhor Poesia “A Prece Por União” de Rômulo Chaves (representando Palmeira das Missões).
- Música Mais Popular “Bem de Bem no Quebra”, de Jefe Edegar da Silva e Renan Simon (representando Sto. Augusto e Cel. Bicaco), intérprete Luciano Almeida, violão Gio Borges, baixo Cirilo e bateria Ninho.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
- 3º Lugar: “De São Pedro o Sucessor”, de e com Cirilo e Gio (representando Sto. Augusto).
- 2º Lugar: “Santo sem Santidade”, de Talisson Vieira (representando Lagoa Vermelha), interpretação do mesmo, violões Rodrigo Filho, Rafael Oliveira e Guilherme Bragagnolo, baixo Leonardo Cezarotto.
- 1º Lugar: “Dois Gaúchos”, de Jorge Rodrigues e Henrique Rodrigues (representando Sto. Augusto), interpretação de Renan Candaten, violões Kike e Emerson Martins, gaita Roger Cáceres, Tonico no cajón, e no baixo, Tuco.
Passaporte para o Canto Nativo
Como forma de reconhecimento e valorização das produções, duas canções apresentadas no Quebra-Costelas serão selecionadas para integrar a programação do Canto Nativo, o festival oficial de Santo Augusto, que acontecerá ainda este ano.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.