Escola Francisco Andrighetto oferece EJA com vagas abertas para o Ensino Fundamental
Modalidade permite concluir do 6º ao 9º ano em dois anos; aulas iniciam em agosto
01/07/2025 11:04 por Maira kempf

Foto: Adriano Martins
Santo Augusto conta com duas escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA): a Escola Francisco Andrighetto (Grupo) e a Escola Senador Alberto Pasqualini (CIEP). Ambas representam uma importante porta de acesso à educação para quem não conseguiu concluir os estudos na idade regular.
Na Escola Francisco Andrighetto, a EJA é ofertada na modalidade de Ensino Fundamental, com turmas do 6º ao 9º ano. A proposta segue uma carga horária reduzida, permitindo que cada ano seja concluído em meio ano, totalizando dois anos para a finalização do ciclo. As matrículas estão abertas, e as aulas iniciam no mês de agosto, dia 04. Para se inscrever, o interessado deve ter a partir de 15 anos. Atualmente, há estudantes de diferentes faixas etárias, incluindo alunos com até 68 anos, o que demonstra o caráter inclusivo da modalidade, além de moradores de outros municípios, como São Martinho.
Neste ano, a EJA ganhou ainda mais importância com a implementação do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos . As finalidades do Pacto são: superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional. Em Santo Augusto, segundo dados oficiais, cerca de 675 pessoas ainda são consideradas analfabetas, o que reforça a necessidade de ações voltadas à inclusão educacional.
Em entrevista à Rádio Querência, a diretora Eliane Klipstein, a vice-diretora Lineia Fucilini e a professora Marilei Andrighetto destacaram o papel da EJA na transformação de vidas, ao oferecer uma nova chance de aprendizagem, formação cidadã e inserção no mercado de trabalho. Para elas, mais do que uma sala de aula, a EJA representa esperança, autoestima e oportunidade de um futuro melhor.
Interessados devem procurar a direção da Escola Francisco Andrighetto para mais informações e efetivação da matrícula. Contato pelo 55-3781-1042 (whats). Inscrição também pelo site da SEDUC.
CIEP oferece EJA para o Ensino Médio em Santo Augusto com início das aulas em agosto
Abaixo, entrevista com detalhes sobre EJA na modalidade Ensino Fundamental.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.