Faustão respira por aparelhos e seu estado é gravíssimo, afirmam médicos
Apresentador está internado em São Paulo
10/08/2025 18:46 por Redação

Redes Sociais
O apresentador Fausto Silva, de 75 anos, enfrenta um quadro de saúde grave, conforme avaliação do cardiologista Elisiário Júnior. Internado desde 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Faustão passou recentemente por duas cirurgias delicadas: um retransplante renal e um transplante de fígado. O médico, que não faz parte da equipe responsável pelo tratamento, acredita que as chances de recuperação são baixas.
Complicações e histórico médico
Faustão deu entrada no hospital devido a uma infecção bacteriana aguda, que evoluiu para sepse — uma inflamação generalizada com potencial de provocar falência múltipla dos órgãos. Essa condição se agrava diante do histórico recente de quatro transplantes em apenas dois anos: um de coração em 2023, um de rim em 2024, e agora, os procedimentos simultâneos de retransplante renal e transplante hepático.
“O paciente já passou por um transplante cardíaco, dois renais e agora um hepático. Isso caracteriza um quadro de falência múltipla. A cada novo órgão transplantado, a gravidade da situação se intensifica”, explicou Elisiário Júnior em entrevista ao podcast ielcast.
Riscos da sepse e imunossupressão
Segundo o especialista, a sepse complica ainda mais o tratamento, especialmente no que diz respeito à rejeição dos órgãos transplantados. Pacientes com longas internações estão mais suscetíveis a infecções por bactérias resistentes, exigindo o uso de antibióticos potentes — que, por sua vez, enfraquecem ainda mais o sistema imunológico.
“É um ciclo delicado: usamos antibióticos de amplo espectro para conter a infecção, mas também precisamos administrar imunossupressores para evitar a rejeição dos órgãos. Em alguns casos, é necessário reduzir essas medicações, o que abre espaço para o avanço das infecções”, detalha o médico.
Prognóstico reservado
O cardiologista foi enfático ao afirmar que o quadro de Faustão é extremamente delicado. “Existe uma probabilidade considerável de desfecho fatal, dada a complexidade do caso. Apesar de o processo infeccioso estar relativamente controlado, ele continua em estado crítico”, concluiu.
Histórico recente de internações
Nos últimos anos, o apresentador passou por diversos procedimentos médicos. Além do transplante cardíaco em 2023 e do renal em 2024, ele já havia sido internado em janeiro deste ano por outra infecção.
De acordo com o boletim médico mais recente, Faustão segue em tratamento intensivo com foco no controle das infecções e na reabilitação clínica e nutricional, com o objetivo de estabilizar seu estado geral.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.