Início Notícia Voltar

Uma viagem de amor, fé e despedida: santo-augustense revive a missão da prima na Angola

“Muita pobreza, mas muito amor. A alegria que eles te dão é incrível”, disse Vanaima. Agora, ela prepara um projeto de Natal para dar continuidade à missão.

13/08/2025 13:55 por Maira kempf


CapaNoticia

Foto: Arquivo Pessoal


 


A santo-augustense Vanaima Santos retornou no último domingo (10) de uma viagem que ficará marcada para sempre em sua memória e no coração: uma semana em Angola, na África, dedicada a honrar a memória e o trabalho missionário de sua prima, Lú Santos, que faleceu no início deste ano, aos 32 anos, vítima de malária cerebral.

Lú, que dedicou boa parte de sua vida ao serviço missionário, pediu para ser sepultada em Angola, país que adotou como lar e campo de missão. O desejo foi atendido, mesmo diante das dificuldades financeiras que impediram a presença da família no funeral. Na época, amigos angolanos cuidaram de tudo, transmitindo a despedida pelo YouTube para que os familiares pudessem acompanhar à distância.

Mais de 20 vezes Lú enfrentou a malária — mas, desta vez, a doença foi fatal.

Lu Santos no espaço onde ela sonhava em concretizar um projeto de assistência a órfãos e viúvas, foco central de seu ministério.
Foto: Arquivo Pessoal

 

 

Reviver a missão


A decisão de viajar, conta Vanaima, surgiu como um chamado para reverenciar o legado da prima e conhecer, de perto, o lugar e as pessoas a quem Lú dedicou sua vida. Acompanhada da irmã de Lú, Ray, e da melhor amiga da missionária, Ana Carolina, Vanaima esteve em Huambo, cidade onde a prima viveu seus últimos dias.

Durante a estadia, elas participaram da revitalização do túmulo e organizaram um dia de celebração e gratidão com as crianças da comunidade local, por meio do Projeto Sementes de Amor — iniciativa apoiada por moradores de Santo Augusto, que já conta com 185 crianças inscritas e alcança cerca de 200 pessoas.

O evento foi marcado por culto, brincadeiras, apresentações e um lanche especial, com sucos e guloseimas. Graças ao apoio financeiro de Denise Padoim, Laura Sperotto, Ivete Roppa, Juciara Geller, Dulce Zientarski, Maria Taborda e Rosecler Fritzen, também foi possível custear o tratamento dentário de uma pessoa no país africano.

“ Mais que uma viagem, foi uma experiência única”, disse Vanaima, emocionada.


O legado de Lú Santos

Um dos grandes sonhos de Lú era consolidar um projeto de assistência a órfãos e viúvas, foco central de seu ministério. Para Vanaima, estar no mesmo espaço onde a prima viveu, trabalhou e amou foi transformador.

Hospedada entre amigos e numa base missionária, ela se deparou com uma realidade dura, marcada pela pobreza extrema, insegurança e falta de recursos básicos como saneamento e alimentação. “Muitas famílias vivem com pouco, as crianças têm acesso limitado à escola e a alimentação é simples, algumas tendo alimento apenas uma vez por dia, com alimentação à base de arroz, peixe e banana — já que a carne é um luxo para poucos. A expectativa de vida é muito baixa e praticamente não se vê idosos”, contou. 

Ao mesmo tempo, ela descreve a força e o afeto do povo angolano: “Muita pobreza, mas muito amor. Não sei se pela carência, pelo fato de serem tão necessitados, as pessoas quando veem uma possibilidade de afeto ou recurso, se aproximam e não te largam”.

Lú, que dedicou boa parte de sua vida ao serviço missionário, pediu para ser sepultada em Angola, país que adotou como lar e campo de missão. Foto: Arquivo Pessoal 

Lição de vida

De volta a Santo Augusto, Vanaima diz que a experiência a mudou profundamente. “A pobreza é extrema, mas a alegria que eles te dão é incrível, é uma energia muito boa. Eu recomendo. Depois que voltei, já vivenciei certas situações e pensei: tá reclamando do quê?”.

Com o coração renovado, ela já planeja voltar à Angola no próximo ano, e também deseja conhecer Uganda e Guiné-Bissau.

Agora, o próximo passo será organizar uma ação especial de Natal para o Projeto Sementes de Amor.

Quem quiser apoiar essa causa pode entrar em contato com Vanaima diretamente na Padaria Ponto Doce ou pelo WhatsApp ( 5599949-7987).

 

Abaixo, fotos da viagem e a entrevista concedida à Rádio Querência.

 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5