Apae de Santo Augusto participa e também promove momentos da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025
Com o tema 'Deficiência não define, oportunidade transforma', a Escola Especial Bem-Me-Quer terá uma extensa programação visando ampliar assuntos e promover experiências entre alunos, professores, pais e comunidade em geral.
18/08/2025 11:11 por Bruno Vargas

A Escola Especial Bem-Me-Quer, Apae de Santo Augusto, participa e também vai promover momentos especiais alusivos a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025. As atividades já começaram na última sexta-feira (15), com o 18º Encontro Regional de Autodefensores na Apae de Alegria.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei nº 13.585/2017, é realizada todos os anos de 21 a 28 de agosto. Mais do que uma data no calendário, é um momento de conscientização, escuta e engajamento da sociedade em prol da inclusão.
A proposta da semana é promover o enfrentamento ao capacitismo, dando visibilidade às experiências e desafios enfrentados por pessoas com deficiência intelectual e múltipla. É um chamado coletivo para romper com o preconceito, a exclusão e a invisibilidade que ainda marcam a vida de milhões de brasileiros.
Em 2025, a Apae Brasil convida a sociedade a refletir sobre uma pergunta essencial: quem tem decidido o que as pessoas com deficiência podem ou não fazer? Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, a campanha destaca a importância da escuta ativa, do respeito às escolhas individuais e da criação de oportunidades reais.
O tema deste ano foi construído com a participação direta de pessoas com deficiência, por meio dos autodefensores. Essa escolha reafirma o princípio “Nada sobre nós, sem nós” — não apenas como um lema, mas como prática concreta de cidadania e inclusão.
A campanha parte da visão biopsicossocial da deficiência, que entende que a limitação não está na pessoa, mas nas barreiras impostas por uma sociedade que ainda exclui. A deficiência, portanto, não define quem alguém é — é apenas uma das características entre tantas que compõem cada ser humano.
O que limita, de fato, são os obstáculos físicos, comunicacionais, sociais e atitudinais que impedem o acesso à educação, ao trabalho, à cultura, à convivência e à participação plena na vida em sociedade.
A inclusão verdadeira exige mais do que boas intenções: ela exige acesso, apoio, escuta e reconhecimento. Oportunidades de aprender, de participar, de ser ouvido e de ter sua voz respeitada — seja por palavras, gestos, olhares, dispositivos ou com apoio de familiares e profissionais.
Voz é presença. Voz é expressão. Voz é direito.
E todos têm o direito de serem compreendidos, independente da forma como se comunicam.
Mais do que um ato de escuta, incluir a voz da pessoa com deficiência é reconhecer sua autonomia, sua vontade e seu protagonismo. É garantir que suas escolhas tenham espaço e que suas formas de expressão sejam legítimas.
A inclusão não é caridade. É justiça. É reconhecer que a diversidade humana é um valor, e não um problema. E só haverá inclusão plena quando todas as vozes forem respeitadas, os espaços forem acessíveis e os apoios forem garantidos.
Por isso, neste ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla convida famílias, profissionais, comunidade, gestores públicos e toda a sociedade a refletir:
-
Quem tem decidido o futuro das pessoas com deficiência?
-
Estamos realmente criando oportunidades e escutando suas vozes?
-
Estamos preparados para respeitar diferentes formas de expressão e agir por uma sociedade mais inclusiva?
A resposta precisa vir com ação. Não basta estar na lei — é preciso tirar do papel.
Incluir é remover barreiras. É garantir apoio. É valorizar todas as formas de existência.
É reconhecer que a voz também se expressa no silêncio, na dança, no afeto, na arte, no gesto e no olhar.
A programação completa já prossegue nesta terça-feira (19), com o 'Momento com Deus', que ocorrerá na Primeira Igreja Batista de Santo Augusto.
Confira as demais programações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
20/08 QUARTA-FEIRA
Entre o Cuidar e o Ensinar: a Essência do Nosso Papel'
Fonoaudióloga Marisa Fucilini
Psicologa Claudia Padilha
Local: APAE Santo Augusto
21/08 QUINTA-FEIRA
Cerimônia de Abertura
Apresentação Artistica do Grupo de Dança Raio de Luz
Apresentação do Tema da Semana com os Autodefensores Marcelo e Lucimara.
22/08 SEXTA-FEIRA
38° Encontro Regional do 3º Conselho das APAES
Local: Afucampo Campo Novo
23/08 SÁBADO
Turno: Matutino/Vespertino (Online)
Rádio Bem-Me-Quer - Inclua sua voz
24/08 DOMINGO
Turno: Matutino/Vespertino (Online)
Rádio Bem-Me-Quer - Inclua sua voz
25/08 - SEGUNDA-FEIRA
18h
Exposição de Artesanado
VII Mostra de Trabalhos Escolares
Encontro da Família - Roda de Olhares
26/08 - TERÇA-FEIRA
Turno: Vespertino
Integração com o Grupo de Convicência do CRAS
27/08 - QUARTA-FEIRA
Turno: Matutino
Cine Especial
28/08 - QUINTA-FEIRA
Turno: Matutino
Show de Talentos Festival da Canção
Turno: Vespertino
Show de Talentos, Festival da Canção e Carreata da Inclusão.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.