Escritor santo-augustense Vanderlei Silva de Abreu lança seu primeiro livro de poesias
Dos Sonhos que Sonhei: Vanderlei Silva de Abreu realiza o lançamento de seu primeiro livro de poesias
19/09/2025 14:53 por Maira kempf

Foto: Adriano Martins
O sonho de mais de 20 anos de dedicação à poesia vai se tornar realidade para Vanderlei Silva de Abreu. O escritor santo-augustense lançará no dia 4 de outubro, no Lions Clube, em um evento reservado para familiares e amigos, sua primeira obra literária: “Dos Sonhos que Sonhei”.
Natural de São Valério do Sul, Vanderlei é casado com Luciana Gnoatto e pai de duas filhas, Aline e Alice, é graduado em Biologia e pós-graduado em Gestão Ambiental. Atuou por mais de 13 anos na Escola Estadual Indígena Marechal Cândido Rondon, em São Valério do Sul, como professor de Ciências e também na coordenação da instituição.
Escrevendo poesias desde 2006, Vanderlei conta em entrevista à Rádio Querência, que a inspiração surge de forma espontânea:
"É uma inspiração momentânea. De repente, vem algo no pensamento e, hoje, com o celular na mão, já registramos para depois continuar. Não existe uma regra, é preciso registrar os pensamentos", afirma.
O livro reúne mais de 30 composições que exaltam a identidade gaúcha. “É um livro de poesias gaúchas, de versos campeiros, crioulo, nativo nosso. Falo de mim, da minha vida, das minhas filhas”, destaca o autor. Segundo ele, a ideia de transformar as composições em livro surgiu do incentivo da família e de amigos. A primeira tiragem tem160 exemplares, que estarão disponíveis diretamente com o autor, em sua imobiliária.
Vanderlei lembra com carinho que o gosto pela poesia começou ainda na infância, quando ganhou seu primeiro livro de versos: uma obra de Jayme Caetano Braun, onde declamava “Bochincho”. Agora, com “Dos Sonhos que Sonhei”, ele celebra a concretização de um sonho antigo: “É um sonho realizado, ter o primeiro livro em mãos”.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.