OMS afirma que não há ligação comprovada de que paracetamol ou vacinas provoquem autismo
Organização rebate declaração de Donald Trump, que anunciou na segunda-feira que iria notificar médicos sobre um suposto risco do uso do medicamento para mulheres grávidas
23/09/2025 15:40 por Maira kempf

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta terça-feira que não há evidências de que o paracetamol ou as vacinas causem autismo, após declarações do presidente americano Donald Trump sugerindo o contrário.
O porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, explicou que alguns estudos observacionais indicaram uma possível associação entre o autismo e o uso de acetaminofeno (paracetamol), mas outros estudos não encontraram nenhuma relação.
“As evidências são inconsistentes”, acrescentou.
Sobre as vacinas, Jasarevic foi enfático:
“As vacinas não causam autismo.”
Contexto
Na segunda-feira (22), Trump afirmou que a FDA, agência reguladora de medicamentos dos EUA, notificaria médicos sobre um suposto aumento do risco de autismo em crianças associado ao uso de paracetamol durante a gravidez.
Durante uma coletiva na Casa Branca, ele chegou a alertar: “Não tomem, não deem ao seu bebê”.
A farmacêutica Kenvue, fabricante do Tylenol, um dos paracetamóis mais usados nos EUA e citado por Trump, declarou que não existe base científica para essas afirmações.
Com informações GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.