Início Notícia Voltar

Hotel de Santo Augusto é alvo de golpe telefônico: proprietário fala à Rádio Querência

Em entrevista à Rádio Querência, o proprietário do hotel relatou a tensão vivida e disse que, apesar da pressão, conseguiu agir com calma

30/09/2025 09:51 por Maira kempf


CapaNoticia

Foto: Reprodução/ Redes Sociais


 

Na manhã desta terça-feira (30), um hotel de Santo Augusto foi alvo de uma tentativa de golpe por estelionatários, que agiram por telefone para tentar extorquir dinheiro do proprietário do estabelecimento.

De acordo com informações do Tenente Dias, comandante da Brigada Militar, o contato ocorreu por volta das 8h30, quando os criminosos ligaram para a recepção do hotel e ludibriaram um funcionário. Eles afirmaram que criminosos estariam se aproximando do local e convenceram o trabalhador a desligar a chave de energia e consequentemente as câmeras de monitoramento. Na sequência, exigiram que o funcionário ligasse para o proprietário e dissesse que haviam bandidos dentro do hotel, ameaçando os colaboradores.

Durante a ligação com o dono do hotel, os golpistas exigiram a transferência de R$ 30 mil via Pix, sob ameaça de matar funcionários e até colocar fogo no prédio.

"Me dá uma prova de que você está colaborando. Se você continuar com essa arrogância, eu vou dar dois chutes na cabeça dela e vou fazer um vídeo dizendo que você mandou matar”, disse o criminoso.

Ao perceber a situação e notar que as câmeras estavam desligadas, o proprietário acionou imediatamente a Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Estadual, que foi ao local e constatou que se tratava de um golpe.

O caso foi registrado na Polícia Civil, que investigará os fatos. Nenhum valor chegou a ser transferido.

Em entrevista à Rádio Querência, o proprietário do hotel relatou a tensão vivida e disse que, apesar da pressão, conseguiu agir com calma, atendendo a ligação somente após a sexta tentativa dos criminosos. Ele destacou ainda que gravou todas as chamadas, o que poderá auxiliar nas investigações.

“Apesar da experiência e da vivência que a gente tem, os golpes se apresentam de um modo diferente. Foi um momento de apreensão, principalmente pelas ameaças aos funcionários”, afirmou.

A Brigada Militar alerta a comunidade para que fique atenta a este tipo de crime, que tem se tornado cada vez mais frequente, e recomenda acionar a polícia diante de qualquer suspeita.

GOLPE DO FALSO SEQUESTRO

O golpe do falso sequestro é uma fraude em que criminosos usam manipulação emocional e ameaças para fazer a vítima acreditar que um familiar ou conhecido foi sequestrado e exigir um resgate em dinheiro ou bens. O golpe funciona mantendo a vítima sob pressão, instruindo-a a não avisar a polícia e a realizar o pagamento rapidamente, geralmente por meios eletrônicos ou compra de cartões. A melhor forma de se proteger é manter a calma, verificar a situação real do suposto sequestrado, não fornecer dados pessoais a desconhecidos e acionar a polícia. 

Como o golpe é aplicado 

  • Contato inicial: 

    Os golpistas ligam para a vítima, fingem ter informações sobre um sequestro e usam sons que simulam choro ou gritos, imitando a voz da pessoa supostamente sequestrada.

  • Ameaças: 

    Eles ameaçam a vítima e a pessoa sequestrada para criar um senso de urgência e medo.

  • Instruções: 

    A vítima é instruída a não desligar o telefone e a não informar a polícia, pois os golpistas afirmam estar monitorando.

  • Pedido de resgate: 

    É feito um pedido para a vítima pagar o resgate, que pode ser feito por transferência bancária, compra de cartões pré-pagos ou entrega de bens de valor.

Como se proteger

  • Mantenha a calma: Respire fundo e evite tomar decisões precipitadas sob pressão. 
  • Verifique a situação: Tente entrar em contato com o familiar que supostamente foi sequestrado. Desligue o telefone e ligue para ele diretamente ou para outras pessoas que possam estar com ele. 
  • Não forneça informações pessoais: Não passe dados seus, de seus familiares ou de seus bens a desconhecidos. 
  • Desconfie de ameaças: Lembre-se que é uma fraude. A polícia não liga para informar sobre acidentes. 
  • Busque ajuda: Se você achar que realmente se trata de um sequestro, vá à delegacia de polícia mais próxima. 
  • Oriente familiares mais velhos: Idosos são alvos preferenciais dos criminosos, por isso, é importante alertá-los sobre esse tipo de golpe. 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5