Rio Grande do Sul investiga dois casos suspeitos de intoxicação por metanol, conforme informou o Ministério da Saúde neste sábado (4)
O metanol é um tipo de álcool de uso industrial, comum em solventes e outros produtos químicos. Quando ingerido, é extremamente tóxico.
04/10/2025 20:57 por Bruno Vargas

Reprodução Internet
O Rio Grande do Sul investiga dois casos suspeitos de intoxicação por metanol, conforme informou o Ministério da Saúde neste sábado. Os casos foram registrados nas cidades de Porto Alegre e Santa Maria.
A confirmação ocorre em meio a um crescimento no número de notificações em todo o país, que agora somam 195. Esses dados incluem casos suspeitos, confirmados e óbitos. Até o momento, são 14 casos confirmados e 181 em apuração. Do total, 162 ocorrências foram notificadas no estado de São Paulo (14 confirmadas e 148 em investigação), com duas mortes confirmadas.
O metanol é um tipo de álcool de uso industrial, comum em solventes e outros produtos químicos. Quando ingerido, é extremamente tóxico. O fígado o metaboliza em substâncias nocivas, que podem causar danos graves à medula óssea, ao cérebro e ao nervo óptico — levando à cegueira, coma e até à morte. Também há risco de falência pulmonar e renal.
Na sexta-feira (3), o governo do Rio Grande do Sul anunciou a criação de um comitê intersecretarial para monitorar de forma rigorosa possíveis casos de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol no estado.
A medida foi tomada por determinação do governador Eduardo Leite e reúne as secretarias estaduais da Saúde, da Segurança Pública e da Agricultura.
O comitê contará ainda com o apoio de instituições como o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde), a Polícia Civil, a Brigada Militar e o Instituto-Geral de Perícias (IGP).
g1 rs
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.