Em encerramento do projeto Água Viva 2025, estudantes conhecem sistema caxambu de proteção de nascentes
O sistema Caxambu é um método de proteção de nascentes de baixo custo, desenvolvido pela Epagri (SC) e implantado no estado do Rio Grande do Sul pela Emater, que impede a contaminação da água e melhora sua qualidade
07/11/2025 09:43 por Maira kempf
Foto:Assessoria de Comunicação CERILUZ
Na terça-feira, 4 de novembro, aconteceu a última ação do ano do Projeto Água Viva. Aproximadamente 120 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas Nelci Tobias Oedemann, João Karlini, Comendador Soares de Barros e Medianeira, de Ajuricaba, participaram de visita orientada a uma nascente protegida na comunidade da Linha 23 Norte, pertencente aos associados Ancelmo e Gilda Stephanini.
Divididos em grupos, os estudantes visitaram a propriedade nos períodos da manhã e da tarde, onde o proprietário, Ancelmo, apresentou sua fonte drenada, ou seja, nascente preservada pelo método conhecido como Caxambu, que isola e purifica a água, de modo a permitir seu uso em atividades de subsistência. Também orientaram os estudantes o coordenador do Projeto Água Viva, Romeu Ângelo de Jesus; o engenheiro florestal Jorge Schirmer; a engenheira química Márcia Sostmeyer Jung; e o colaborador da Ceriluz, Adilar Torquetti, que é um dos usuários da água da fonte drenada.
O sistema Caxambu é um método de proteção de nascentes de baixo custo, desenvolvido pela Epagri (SC) e implantado no estado do Rio Grande do Sul pela Emater, que impede a contaminação da água e melhora sua qualidade. A técnica envolve localizar a nascente, limpá-la, construir uma barragem com cimento e tijolos, e instalar canos para captação, limpeza e drenagem, bastante eficiente para a conservação de mananciais em propriedades rurais.
Dessa forma a Ceriluz encerra um ciclo de várias atividades realizadas nas escolas participantes. Além dos educandários de Ajuricaba, integraram o projeto ao longo do ano as escolas São Pio X e Dr. Bozano, de Bozano, e Dom Pedro Primeiro, de Nova Ramada, que foram contempladas com palestras sobre o ciclo da água, participaram do plantio de mudas nativas em áreas degradadas e de visita a uma nascente preservada.
O Projeto Água Viva tem por objetivo contribuir para a preservação de nascentes e, além desse trabalho de educação ambiental, promove a recuperação de mananciais, fornecendo mudas nativas a associados da Ceriluz que cedem áreas com esse propósito.
Assessoria de Comunicação CERILUZ
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



