Semana Municipal da Paz 2025 inicia com ações de conscientização em Santo Augusto
A campanha deste ano traz o tema “Paz começa em casa: Por elas, por nós.”
24/11/2025 11:09 por Maira kempf
Divulgação da Semana Municipal da Paz. Foto: Fernando Almeida
Começou nesta segunda-feira a Semana Municipal da Paz 2025 em Santo Augusto, com ações voltadas à conscientização e ao combate à violência, especialmente contra a mulher. A campanha deste ano traz o tema “Paz começa em casa: Por elas, por nós.”
A mobilização inclui blitz educativas com distribuição de materiais informativos, orientações sobre o Ligue 180 e a instalação de seis totens na Avenida do Comércio com mensagens de alerta e contatos para denúncia.
Em entrevista à Rádio Querência, o juiz Dr. Luiz Felipe Sviech Pontarolo destacou os números de medidas protetivas deferidas no município:
- 91 medidas protetivas de urgência entre agosto de 2023 e julho de 2024;
- 100 medidas protetivas entre agosto de 2024 e julho de 2025.
Segundo ele, os dados são altos para o tamanho do município, reforçando a necessidade de estimular ações para frear a violência.
A secretária de Habitação, Assistência Social e Cidadania, Márcia Fucilini, lembrou que muitas vítimas buscam apoio emocional, mas não formalizam a denúncia, o que pode indicar uma realidade ainda mais grave. Ela reforçou o desejo de que as ações promovam reflexão e mudança: que crianças não presenciem violência e que mulheres não vivam relações abusivas.
A assistente social Aline Scheuermann mencionou os grupos reflexivos em andamento — um aos sábados e outro às quintas-feiras — voltados a homens denunciados por violência doméstica, uma iniciativa do Ministério Público e do Judiciário com apoio do Poder Executivo para prevenir reincidências.
Ela também reforçou que fatores como dependência financeira e emocional ainda dificultam que mulheres denunciem seus agressores.
A próxima atividade da Semana Municipal da Paz 2025 será quarta-feira, 26, às 9h, na Praça Pompílio Silva, com o ato oficial, lançamento da campanha, oficina temática e a entrega do Banco Vermelho, símbolo internacional de conscientização sobre o feminicídio.
A campanha da SEHAS conta com apoio de SMS, SME, SECUT, Câmara de Vereadores/Procuradoria da Mulher, Ministério Público, Delegacia de Polícia, Brigada Militar, Conselho Tutelar, Hospital Bom Pastor, OAB e Defensoria Pública.
O objetivo da Semana da Paz é fortalecer a mobilização em torno do 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, instituído pela ONU em 1999 em memória das irmãs Mirabal, assassinadas na República Dominicana. A data também marca o início da campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



