Acesso asfáltico a São Valério do Sul deve avançar em 2026, destaca secretário Ernani Polo em entrevista à Rádio Querência
Secretário destacou avanços na saúde, segurança pública e infraestrutura
28/11/2025 10:55 por Maira kempf
Foto: Arquivo RQ/ Maira Kempf
Em entrevista à Rádio Querência nesta manhã, 28, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, destacou importantes ações do governo estadual que beneficiam Santo Augusto e municípios da região. Entre elas, o secretário reforçou o andamento do projeto do Centro de Oftalmologia no Hospital Bom Pastor, que está na fase final de ajustes orçamentários. O recurso já está garantido, porém ainda não há data definida para início do funcionamento, com expectativa para que ocorra no próximo ano.
Conforme informações do Governo do Estado, o investimento de R$ 1 milhão para a implantação da estrutura permitirá a aquisição de equipamentos como microscópio cirúrgico, facoemulsificador, autorefrator, tonômetro de sopro, lâmpada de fenda, refrator de Greens, coluna e cadeira oftalmológica, além de campímetro computadorizado — itens essenciais para a realização de consultas oftalmológicas.
Na área da segurança pública, Ernani Polo destacou a chegada de uma viatura semiblindada zero quilômetro para a Brigada Militar, a primeira camionete desse tipo destinada ao município. O reforço traz mais proteção aos policiais e melhora as condições de trabalho. No entanto, o baixo efetivo policial segue sendo uma demanda sensível na região. Questionado sobre a possibilidade de envio de novos policiais, o secretário afirmou que uma nova turma deve ingressar na corporação em março e que o Estado trabalha na recomposição das equipes, mas não há confirmação de aumento imediato do efetivo para Santo Augusto.
Polo também comentou sobre o andamento das obras de acesso asfáltico a São Valério do Sul. Segundo ele, a expectativa é de que haja avanço no início do próximo ano, com a realização de uma nova licitação para dar sequência ao projeto. O trecho inicial que compreende pouco mais de 1 quilômetro foi finalizado.
Ouça a entrevista:
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



