Início Notícia Voltar

Carlos Jagmin, uma das vozes históricas do rádio de Ijuí, falece aos 93 anos

Foi na Rádio Progresso de Ijuí que consolidou grande parte de sua carreira

08/12/2025 14:12 por redação


CapaNoticia

Faleceu aos 93 anos, na madrugada desta segunda-feira, 8 de dezembro, o radialista ijuiense Carlos Jagmin, uma das principais e mais respeitadas vozes do rádio regional, com reconhecimento em todo o Rio Grande do Sul. Ele estava internado no Hospital Bom Pastor, em Ijuí.

Com uma trajetória marcada por quase 80 anos dedicados à radiodifusão, Carlos Jagmin iniciou a carreira aos 18 anos de idade. Ao longo dessa caminhada, construiu uma história sólida no rádio gaúcho, atuando em diferentes emissoras e deixando sua marca pela precisão, clareza e profundidade na apuração do texto jornalístico radiofônico.

Jagmin trabalhou na Rádio Difusora de Três Passos e na Rádio Repórter de Ijuí, além de ter atuado por um período em emissoras de Santa Catarina. No entanto, foi na Rádio Progresso de Ijuí que consolidou grande parte de sua carreira, onde iniciou suas atividades na década de 1970, atuando nas áreas de redação jornalística, reportagem, apresentação de noticiários e programas de variedades.

Do final da década de 1980 até o início dos anos 2000, conforme divulgado pela Rádio Progresso de Ijuí, Carlos Jagmin comandou o Centro de Produção Jornalística da emissora em Ajuricaba, município onde residia. Mesmo após encerrar sua trajetória profissional na Progresso, continuou exercendo a profissão na Rádio Comunitária de Ajuricaba, reforçando o compromisso com a comunicação até os últimos anos de vida.

Carismático e extremamente polivalente, Jagmin atuou no jornalismo, conduziu entrevistas, apresentou programas de notícias e de variedades e foi uma das vozes marcantes das transmissões de Bailes de Carnaval, eventos tradicionais da Rádio Progresso. Também trabalhou como locutor comercial, com inúmeras gravações publicitárias veiculadas em diversas rádios da região.

Segundo informações publicadas pela Rádio Progresso de Ijuí, o velório ocorre na Capela da Funerária Nobre, localizada na Rua Aristeu Pereira, número 636, em Ijuí. Às 16 horas desta segunda-feira, 8 de dezembro, haverá celebração e encomendação, seguida do sepultamento no Cemitério Municipal de Ijuí.

Carlos Jagmin foi casado com Marisa Jagmin. O casal teve cinco filhos — quatro mulheres e um homem, já falecido — além de nove netos e seis bisnetos.

A morte de Carlos Jagmin deixa a imprensa ijuiense e regional em luto, assim como familiares, amigos, colegas de profissão e a comunidade, que reconhecem sua contribuição inestimável à história do rádio gaúcho.

 

Fonte: Ijuí Toda Hora/ Rádio Progresso de Ijuí



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Arena Hits

Ouça aqui

91.5 FM

Som Pop
89.7
91.5