Temporal provoca estragos em 10 municípios do Rio Grande do Sul
Serra e Vale do Taquari concentram a maior parte dos danos, com casas destelhadas, quedas de árvores e falta de energia
09/12/2025 07:44 por redação
Destelhamentos foram registrados na localidade de Travessão Alfredo Chaves, no interior de Flores da Cunha. Porthus Junior / Agencia RBS
Um temporal registrado na noite de segunda-feira (8) provocou estragos em ao menos 10 municípios do Rio Grande do Sul. Conforme atualização da Defesa Civil, os danos se concentraram principalmente na Serra e no Vale do Taquari.
O caso mais grave ocorreu em Flores da Cunha, na Serra, onde 43 residências foram afetadas. Também houve danos no telhado da igreja, da unidade básica de saúde, de uma escola e de comércios da comunidade de Alfredo Chaves.
Outros municípios da Serra também relataram problemas.
Em Antônio Prado, houve destelhamentos, entrega de lonas e queda de árvores. Já em Farroupilha, casas foram destelhadas, uma família ficou desalojada e três bairros tiveram o fornecimento de energia interrompido.
Em Nova Pádua, três residências tiveram danos nos telhados, com queda de árvores e falta de luz; quatro pessoas precisaram se abrigar na casa de familiares. Em Pinto Bandeira, duas casas foram danificadas, e lonas foram distribuídas.
Na região Norte, Gentil registrou destelhamentos e a prefeitura precisou utilizar máquinas para remoção de materiais.
No Vale do Taquari, Estrela teve o telhado de um galpão arremessado contra a rede elétrica na Linha São Jacó Bainha.
Em Teutônia, três residências tiveram estragos, e uma pessoa precisou se alojar temporariamente com familiares.
Lajeado registrou danos no telhado de um prédio no bairro Florestal e avalia outros possíveis pontos de impacto.
No Vale do Caí, São Vendelino teve queda de árvores, obstrução de vias e falta de energia.
A Defesa Civil segue com equipes mobilizadas para monitorar as áreas atingidas.
Alertas
O Instituto Nacional de Meteorologia tem três alertas em vigor sobre atuação no Rio grande do Sul, todos estão em vigor até às 23h59min desta terça-feira (9). A Defesa Civil do Estado também registra alerta.
Um dos alertas do Inmet é de cor vermelha, o mais alto na escala de avisos e indica grande perigo, chuva forte, vento e possibilidade de queda de granizo e abrange principalmente a Fronteira Oeste e as regiões Noroeste, Norte, Centro, Nordeste e Região Metropolitana de Porto Alegre.
Há outro alerta, na cor laranja, de perigo menor que abrange toda a faixa litorânea do Rio grande do Sul com intensificação dos ventos, movimentando dunas de areia.
Já o terceiro alerta do Inmet, é de cor amarela, o mais leve e abrange todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná com possibilidade de chuva intensa, vento moderado e queda de granizo.
A Defesa Civil do Rio grande do Sul também emitiu alerta de risco moderado para deslizamentos nas cidades de Cruzeiro do Sul e Estrela no Vale do Taquari e em Venâncio Aires, no vale do Rio Pardo.
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



