Início Notícia Voltar

Incêndio destrói estrutura de sítio arqueológico nas Missões

Fogo atingiu o Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir na manhã desta segunda-feira (8). Causa ainda é investigada

09/12/2025 07:44 por redação


CapaNoticia

Chamas destruíram a guarita de acesso ao Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir. Corpo de Bombeiros / Divulgação


A guarita de entrada do Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir, em São Luiz Gonzaga, foi destruída por um incêndio na manhã de segunda-feira (8). Além do prédio, parte do acervo histórico que remete às Missões Jesuíticas foi atingida pelas chamas.

Os bombeiros foram acionados por volta das 8h, mas as chamas teriam começado durante a madrugada. Ao chegar, a equipe já encontrou a guarita tomada pelo fogo. Materiais e documentos históricos foram queimados, assim como móveis e eletrodomésticos. 

A causa do incêndio ainda não foi identificada, mas um vigilante relatou à corporação que as chamas teriam começado na cozinha do local. Uma perícia deve ser realizada.

O Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir é um patrimônio histórico nacional, tombado e administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ali, é possível visitar remanescentes da igreja, adega e escola que fizeram parte da Missão de São Lourenço Mártir.

Fundada em 1690 pelo padre jesuíta Bernardo de La Veja, entre São Luiz Gonzaga e São Miguel das Missões, a redução abrigava mais de 2 mil indígenas já catequizados, atingindo uma população superior a 6,4 mil habitantes em 1731.

A Missão de São Lourenço Mártir também se destacou pela agricultura, criação de gado, cavalos e ovelhas, além do cultivo da erva-mate. Atualmente, o sítio arqueológico mantém a criação das ovelhas da raça crioula Lanada, espécie introduzida pelos jesuítas no Rio Grande do Sul.

Até a publicação da reportagem, o Iphan não respondeu sobre a extensão dos danos ao acervo do local. 

GZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5