ENTREVISTA| Ernani Polo fala sobre saída do governo e pré-candidatura ao Piratini
Secretário anunciou que deixará a pasta no início de janeiro para se dedicar ao debate interno do PP e à construção de sua possível candidatura ao Palácio Piratini.
23/12/2025 10:32 por redação
Foto: Adriano Martins
Na manhã desta terça-feira, 23, o santo-augustense Ernani Polo esteve na Rádio Querência, onde conversou com os ouvintes sobre o trabalho desenvolvido nos últimos anos à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul. Durante a entrevista, ele comentou a decisão, anunciada recentemente, de deixar o cargo para se dedicar à construção de sua pré-candidatura ao governo do Estado.
Ernani Polo destacou que a decisão foi amadurecida ao longo dos últimos meses e reflete seu compromisso com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Ele relembrou sua trajetória política, citando que está em seu quarto mandato como deputado estadual, iniciou a carreira como vereador em Santo Augusto, atuou como chefe de gabinete e já ocupou funções públicas como secretário da Agricultura, presidente da Assembleia Legislativa e, atualmente, secretário de Desenvolvimento Econômico. Segundo ele, a decisão também foi motivada por manifestações de apoio de lideranças do seu partido e de empresários gaúchos.
Durante a entrevista, Ernani ressaltou que os maiores investimentos do Estado nos últimos anos estão ocorrendo neste período, fruto de um trabalho conjunto de equipe, o que o estimulou a avançar em sua trajetória política. Ele confirmou que deixará a secretaria no início de janeiro para fortalecer o debate em torno de sua possível candidatura, afirmando sentir-se motivado e preparado para esse novo desafio. A decisão, conforme explicou, foi tomada em comum acordo com o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza.
No âmbito do Progressistas (PP), Ernani Polo lembrou que o deputado Covatti Filho também colocou seu nome à disposição para a disputa ao governo do Estado. A definição oficial do partido deverá ocorrer durante a convenção, prevista para o mês de junho.
O ex-secretário também citou diversos investimentos viabilizados por meio de articulações lideradas por ele, com apoio de outras lideranças municipais e estaduais, com impacto direto em Santo Augusto e região. Entre os destaques estão a instalação da empresa Botier no município, recursos destinados ao Hospital Bom Pastor, a entrega de veículo semiblindado para a Brigada Militar, além de outros projetos relevantes para a comunidade. Em âmbito regional, mencionou investimentos de grande porte, como uma indústria de biodiesel em Cruz Alta, indústria de mel em Porto Mauá e a Be8 em Passo Fundo.
Ao final, Ernani Polo falou sobre o desafio de disputar o governo do Estado.
“Uma candidatura ao governo do Estado é muito mais complexa e desafiadora, mas vamos nos dedicar muito para que, se for esse o entendimento do Progressistas e também da sociedade gaúcha, nós possamos encarar essa missão. Tenho muita tranquilidade, fazendo a minha parte e confiando em Deus”, afirmou.
A entrevista completa, onde foram abordados ainda outros assuntos como privatização da Corsan, cenário político nacional e reposição salarial para professores, está disponível abaixo.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



