Início Notícia Voltar

Golpe do IPVA: RS alerta para golpes no pagamento do imposto de 2026

Criminosos usam páginas falsas e códigos Pix adulterados; Polícia Civil orienta vítimas a registrarem ocorrência.

13/01/2026 14:05 por redação


CapaNoticia

IPVA 2026: como se precaver de golpes no pagamento do imposto — Foto: Reprodução


 

Criminosos têm se aproveitado do período de pagamento do IPVA 2026 para aplicar golpes no Rio Grande do Sul. Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), contribuintes já relataram prejuízos após realizarem pagamentos em sites falsos ou por meio de links enganosos que simulam canais oficiais do governo.

As fraudes ocorrem, principalmente, por meio de páginas que imitam o visual de sites públicos aparecem entre os primeiros resultados de buscas na internet. Em outros casos, os links falsos são enviados por aplicativos de mensagens. Em comum, todos direcionam o pagamento para contas que não pertencem ao Estado.

De acordo com o governo estadual, o IPVA não é cobrado por mensagens, e-mails ou links enviados diretamente ao contribuinte. O pagamento deve ser feito apenas por canais oficiais. Um dos principais cuidados é conferir, antes de concluir a transação via Pix, se o destinatário corresponde à Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul.

Os dados corretos do pagamento são:

  • Nome: IPVA Sefaz/RS
  • CNPJ: 87.958.674/0001-81
  • Banco: Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul)

 

Se qualquer uma dessas informações estiver diferente, a orientação é não finalizar o pagamento.

A Polícia Civil também acompanha o aumento desse tipo de golpe. O diretor do Departamento de Crimes Cibernéticos, delegado Eibert Moreira Neto, afirma que o registro formal da ocorrência é fundamental para identificar os responsáveis. Segundo ele, mesmo quando o valor não é recuperado, o boletim ajuda a polícia a mapear os criminosos e a derrubar os sites usados nas fraudes.

O governo do Estado informa que atua para retirar do ar páginas falsas, mas alerta que a principal forma de prevenção ainda é a atenção do contribuinte na hora do pagamento.

G1/RS



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5