RS tem alerta laranja para tempestade na sexta-feira
Outros dois comunicados, com grau de severidade amarelo, são válidos para esta quinta-feira
15/01/2026 14:24 por redação
Alerta laranja é válido até a noite de sexta-feira. Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) / Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas que indicam perigo de tempestade no Rio Grande do Sul. O mais severo, com classificação laranja, abrange todo o Estado e entra em vigor à meia-noite de sexta-feira (16).
Este comunicado aponta para a possibilidade de até 100 milímetros de chuva no dia. Há, ainda, a possibilidade de queda de granizo em todo o Rio Grande do Sul e rajadas de vento com velocidade entre 60 km/h e 100 km/h.
O alerta é válido até as 23h59min de sexta-feira. Neste período, conforme o Inmet, as condições meteorológicas representam risco de alagamentos, quedas de árvores, estragos em plantações e corte na rede elétrica.
Outros alertas

Área em amarelo no mapa tem alerta válido até a noite de sexta-feira.Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) / Reprodução
Com grau de severidade amarelo, menor na escala com relação ao laranja, outro comunicado de tempestade entrou em vigor às 9h11min desta quinta-feira (15).
Válido até as 23h59min de sexta, o comunicado abrange todo o Litoral Norte, a partir de Quintão, a Região Metropolitana, Vale do Sinos e Serra.
Ao meio-dia, outro alerta amarelo de tempestade entra em vigor. Ele abrange a Região Sul, Campanha e Fronteira Oeste – até Uruguaiana. O comunicado é válido até a noite desta quinta-feira.

Área em amarelo no mapa tem alerta até as 23h59min desta quinta-feira.Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) / Reprodução
Ambos os alertas indicam "perigo potencial" de queda de granizo e chuva de até 50 milímetros. A velocidade do vento deve variar entre 40km/h e 60 km/h.
Orientações
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores
- Não estacione veículos próximo de torres de energia, postes e placas de propaganda
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
- Em caso de emergência, busque ajuda junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193)
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



