Áudios atribuídos a médica crissiumalense com campanha contra a vacinação são falsos
Médica esclarece que não é autora do material, que pode ter sido criado com uso de Inteligência Artificial e será registrado na Polícia.
23/01/2026 07:55 por redação
Foto: Reprodução / Guia Crissiumal
Áudios que circulam em grupos de WhatsApp, especialmente no município de Crissiumal, com conteúdo contrário à vacinação e atribuídos à médica Dra. Rosa Maria Nery, são falsos.
A própria médica, que atua na cidade, pediu que a informação chegue ao conhecimento da população para esclarecer que os áudios não são de sua autoria e que se tratam de fake news, configurando um crime. Há a suspeita de que o material tenha sido produzido com o uso de Inteligência Artificial. O caso será registrado na Delegacia de Polícia.
No áudio falso, é feito um apelo para que a população não se vacine contra a gripe, sob a alegação de que a imunização teria como objetivo o extermínio de 50% da população mundial, além de outras informações sem qualquer respaldo científico.
A médica reforça que não compactua com esse tipo de conteúdo e alerta para os riscos da disseminação de informações falsas, que podem comprometer a saúde pública.
A orientação é para que quem receber os áudios ignore o conteúdo e não compartilhe, buscando sempre informações em fontes oficiais da área da saúde.
Com informações Guia Crissiumal
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



