Rádio
Nenhum programa no ar
São Martinho promove diálogo entre tradição gaúcha e combate à violência contra a mulher
Na noite de 5 de março de 2026, a Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho foi palco de um importante momento de reflexão, conscientização e mobilização social. O evento “O tradicionalismo dos galpões à sociedade: Movimento Tradicionalista Gaúcho e o combate à violência contra a mulher no Rio Grande do Sul” reuniu cerca de 100 participantes e destacou o papel da cultura tradicionalista na promoção do respeito e da igualdade.
A iniciativa foi promovida pelo CTG Cezimbra Jacques, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, reforçando a importância da união entre poder público, entidades culturais e comunidade para enfrentar a violência contra as mulheres.
Durante a programação, profissionais que atuam diretamente nas áreas social, jurídica e de segurança pública conduziram palestras e reflexões sobre o tema. Entre as palestrantes estiveram a assistente social Jaqueline Bajerski Milcharek, a advogada Ana Zaro, a comissária da Polícia Civil Luciana Rolin e a instrutora de Yoga e Ayurveda e extensionista rural da EMATER/ASCAR, Mariane Malgarim.
Ao longo da noite, foram discutidos temas fundamentais como o ciclo da violência, os impactos sociais e emocionais vivenciados pelas mulheres, os mecanismos legais de proteção e a importância do fortalecimento da rede de apoio às vítimas. Também foram promovidas reflexões sobre como o Movimento Tradicionalista Gaúcho pode contribuir para a construção de uma cultura de paz, respeito e dignidade, tanto dentro quanto fora dos galpões tradicionalistas.
O encontro contou ainda com a presença de autoridades e lideranças locais, entre elas o patrão do CTG Cezimbra Jacques, Douglas Assmann, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social e Habitação, Tatiane Bazanella Lussani, e a vereadora Angelita dos Santos.
A organização destacou e agradeceu de forma especial a participação da direção, professores e alunos do Ensino Médio da Escola Estadual São Martinho, além das famílias tradicionalistas ligadas ao CTG, que contribuíram para enriquecer o debate e fortalecer o engajamento comunitário.
A iniciativa reforça o compromisso do município de São Martinho com a promoção do respeito, da igualdade e da proteção das mulheres. O evento também evidencia que tradição, cultura e responsabilidade social podem caminhar juntas na construção de uma sociedade mais justa, consciente e acolhedora.
Fonte: Rádio 91.5FM - Com informações da Prefeitura Municipal
Autor
Dionata Menezes
Em: 09/03/2026, 10:44

A Unidade Móvel da Rádio Querência esteve presente no local, trazendo informações do evento

Ação conjunta entre delegacias de Três de Maio e Três Passos resultou na apreensão de drogas, dinheiro e 20 celulares em celas de investigados

Incêndio consome 30% de prédio público em Bom Progresso e destrói ala do CRAS

Após negociação arrastada e duas recusas iniciais, treinador de 63 anos aceita proposta da SAF e inicia sua terceira passagem por São Januário.

Página de fofocas é removida e criadora deverá pagar reparação de R$ 1,6 mil.

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) monitora a situação e notifica distribuidoras para esclarecimentos, afirmando haver estoque suficiente.

Lideranças municipais e Secretaria de Educação contestam fala do político, classificando-a como "irresponsável" e desconectada da realidade local.

Veículo avaliado em R$ 160 mil acumulava mais de 300 infrações de trânsito e estava com o IPVA pendente até 2026.

Brigada Militar informou que disparo foi acidental


