Importadas do site antigo

Pesquisa Ibope para governador do RS mostra empate técnico entre Sartori e Leite

22 de setembro de 2018


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira mostra que os candidatos que lideram as intenções de voto para o governo do Estado oscilaram positivamente dentro da margem de erro de três pontos percentuais e permanecem tecnicamente empatados. José Ivo Sartori(MDB) alcançou 31% e Eduardo Leite (PSDB), 26%.

 

 Terceiro colocado, Miguel Rossetto (PT) permanece estável, com 12%. Os demais concorrentes também não tiveram alteração significativa, assim como o número de eleitores que pretende votar em branco ou anular e indecisos.

As menções a Sartori cresceram nove pontos entre eleitores de 45 a 54 anos, passando de 25% para 34% em comparação à pesquisa divulgada no dia 13 deste mês.

 

Também avança na faixa de quem estudou até a 4ª série do Ensino Fundamental (de 28% para 36%) e na fatia de maior renda familiar mensal (de 35% para 39%). A perda de intenções de voto ocorre em Porto Alegre (de 29% para 19%) e entre os mais jovens (de 30% para 23%). 

 

Leite oscilou dentro da margem de erro na maioria dos segmentos, com exceção de autodeclarados pretos ou pardos, no qual as menções caem de 31% para 24% no intervalo de uma semana, e nas cidades da Região Metropolitana (de 26% para 18%).

 

Os percentuais mais altos estão na faixa etária de 25 a 34 anos (de 29% para 31%), no Interior (de 25% para 31%) e na fatia de renda entre dois e cinco salários mínimos (de 25% para 30%). 

 

As intenções de voto em Rossetto cresceram sete pontos entre os mais jovens e na Capital (em ambos os grupos passa de 9% para 16%). O petista se destaca entre os eleitores de maior nível de ensino (de 13% para 18%). Jairo Jorge (PDT) segue com melhor desempenho em municípios da Região Metropolitana (de 11% para 12%) e na Capital (de 6% para 11%).

Em votos válidos (desconsidera brancos, nulos e indecisos), Sartori está com 40%, Leite com 33%, Rossetto com 16% e Jairo com 8%.

FONTE: GAUCHAZH

Os comentários estão desativados.